Parque da Cidade está aberto ao público para exposição sobre bicentenário da independência do Brasil

Em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil, o Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte está com uma exposição sobre o processo da proclamação da independência do Brasil e suas consequências. Guiada pelo historiador do Parque, Luciano Capistrano, o material foi elaborado por mais de dez professores de história do IFRN e UFRN. A exposição está montada na biblioteca e ficará disponível ao público e às escolas até o dia 30 de agosto, podendo ser visitada das 8h às 17h de segunda a sexta, e das 14h às 17 aos sábados.

A exposição traz 18 banners organizados de forma cronológica abordando diversos aspectos da política, a situação das populações indígena e negra, economia, mundo do trabalho, transportes, comunicação, cultura e educação. Além disso, um tema importante destacado na exibição é o cenário da independência no Rio Grande do Norte, mostrando como o estado se comportou mediante a proclamação.

“A proclamação da Independência foi um momento importante na história do país e também na história do nosso estado, então a ideia da exposição é mostrar a população e aos estudantes o cenário local depois da proclamação, além de celebrar o bicentenário da independência. Esse momento histórico não se cristalizou no 7 de setembro, os acontecimentos dessa proclamação reverberaram em nosso país e produzem efeitos até hoje”, explica o historiador do Parque da Cidade e responsável pela exposição, Luciano Capistrano.

“Nós trazemos na exposição elementos importantes dos anos após a independência, como ficou a situação da população indígena, da comunidade negra escravizada, do comércio, política e muito mais. Também trazemos nomes importantes desse momento aqui no estado, como Nísia Floresta. Enfim, fazemos um apanhado desse momento histórico tanto nacional como localmente”, destaca Capistrano.

A exposição do bicentenário da independência está aberta ao público em geral e às escolas. É recomendado que os colégios façam um agendamento prévio para visitar a exposição, pelo e-mail parquedacidade.eventos@gmail.com ou pelos telefones (84) 3232-3363 ou (84) 3232-3368.

Serviço

Exposição: Bicentenário da Independência do Brasil

Local: Biblioteca do Parque da Cidade

Endereço: Av. Omar O’ Grady, 8080, Candelária

Data: Até 30 de agosto

Horário: Das 8h às 17h de segunda a sexta / Das 14h Às 17h. Aos Sábados

Acesso do Parque: Gratuito

Fonte: Assessoria de Imprensa Semurb.