As ondas de calor que varrem a Europa fizeram subir as temperaturas para mais de 40°C em alguns países, incluindo Portugal. As autoridades apelam à prudência, uma vez que as condições de seca, os ventos fortes e a onda de calor aumentam o risco de incêndios florestais. À medida que as temperaturas de verão…
Mês: <span>junho 2025</span>
A demarcação das Terras Indígenas (TI) faz bem para o meio ambiente. Um estudo recente realizado pelo Instituto Socioambiental (ISA) nos biomas Caatinga, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal mostra que as TIs estão, em média, 31,5% mais preservadas do que as áreas fora delas. O trabalho também revela que grande parte do desmatamento registrado…
O Brasil reduziu a população de jumentos em 94% entre 1999 e 2024, de acordo com dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Agrostat. As informações foram apuradas pela The Donkey Sanctuary no Brasil. Em 1999, o Brasil tinha uma população de…
O Boletim da Balneabilidade das praias do Rio Grande do Norte n.º 26 de 2025, emitido nesta sexta feira (26/06), informa que 29 praias encontram-se próprias para banho. Ao todo, dos 33 trechos analisados, 04 trechos encontram-se impróprios. Os pontos identificados como impróprios são: Pirangi do Sul (Foz do Rio Pirangi) em Nísia Floresta;…
A China se prepara para, na próxima década, se tornar uma líder global em áreas naturais protegidas. O governo está criando uma rede de áreas selvagens que, quando concluída, será três vezes maior que o sistema dos Estados Unidos. Durante participação na 15ª Conferência das Partes (COP) da Convenção sobre a Biodiversidade (CDB) das…
Um quarto (24%) do território nacional queimou pelo menos uma vez em 39 anos — entre 1985 e 2024 —, um espaço equivalente à soma das áreas do Pará e do Mato Grosso, segundo levantamento do MapBiomas. Foram 206 milhões de hectares afetados pelo fogo com intensidades diferentes em cada um dos seis biomas…
Peixes da espécie que ficou famosa com a animação Procurando Nemo (2003) estão encolhendo para enfrentar as ondas de calor marinhas, segundo um estudo científico. A pesquisa descobriu que os peixes-palhaço, que vivem em recifes de coral, diminuíram drasticamente de tamanho quando as temperaturas dos oceanos dispararam, em 2023. Os cientistas afirmam que a…

Aumentar gastos militares pode comprometer metas climáticas e sociais na Europa, alertam economistas
Líderes europeus estão prestes a ampliar drasticamente os gastos militares, medida que pode prejudicar programas ambientais e sociais já subfinanciados no continente. O alerta foi feito por economistas em análises divulgadas antes da cúpula da Otan, que começou nesta terça-feira (25) em Haia, nos Países Baixos. Segundo o jornal britânico The Guardian, os 32…
Transformar lixo plástico em substância para remédio parece coisa de ficção científica, mas é uma conquista anunciada por cientistas em estudo publicado na revista científica “Nature Chemistry”. Em testes de pequena escala em laboratório, pesquisadores da Universidade de Edimburgo, no Reino Unido, usaram uma versão geneticamente modificada da bactéria Escherichia coli para converter plástico…
Os oceanos conectam diversos países ao redor do mundo e cuidar deles requer uma “forte união global”. Essa é a opinião da bióloga e doutora em Ciências Marinhas, Janaína Bumbeer, que participou da 3ª Conferência dos Oceanos das Nações Unidas em Nice, na França. Falando à ONU News da cidade francesa, ela afirmou que…
Comentar