03 de junho é o Dia Mundial da Bicicleta (World Bicycle Day)

O Dia Mundial da Bicicleta foi estabelecido em 2018, na Assembleia Geral da ONU, por obra do sociólogo polonês Leszek Sibilski, pesquisador do esporte, das mudanças climáticas e da adaptabilidade do ser humano. A motivação para a campanha alcançar a ONU combinou a experiência de 10 anos como atleta da equipe nacional de ciclismo da Polônia e trabalhos acadêmicos para explorar o papel das bicicletas no desenvolvimento.

A proposta foi apresentada pelo Turcomenistão e co-patrocinada por outros 56 países. Em 12 de abril de 2018 todos os 193 países membros da ONU adotaram a Resolução 72/272, que declarou o dia 3 de junho como o Dia Mundial da Bicicleta.

A bicicleta é instrumento estratégico para todos os 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODs) da ONU, com especial destaque para os objetivos: “Saúde e bem-estar – Assegurar uma vida saudável e promover o

bem-estar para todos, em todas as idades”, “Ação contra Mudança Global do Clima” e “Cidades e Comunidades Sustentáveis – Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis”.

Bicicleta é o futuro. Aproveite o Dia Mundial da Bicicleta e vá pedalar!

Fonte: Bicicleta News.

Seja o primeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.