2º maior buraco azul do mundo é descoberto no oceano com assustadores 274 m de profundidade

Cientistas descobriram o segundo maior buraco azul do mundo no mar da costa do México. Assustadoramente profundo, ele tem 274,4 m da base até a parte mais baixa, o equivalente à altura de um prédio de mais de 100 andares.

Chamado Taam Ja’, que significa “águas profundas” na língua maia, o sumidouro subaquático foi encontrado na baía de Chetumal por uma equipe do Colegio de la Frontera Sur (Ecosul), um centro de pesquisas mexicano.

A amostragem e o levantamento do buraco azul foram feitos em setembro de 2021, mas somente agora os pesquisadores revelaram a sua existência em um estudo publicado na revista Frontiers in Marine Science.

Semelhantes aos buracos na terra só que cheios de água, os buracos azuis são pouco conhecidos e estudados pela dificuldade de acesso ao seu interior e também porque não se sabe onde estão nem quantos existem nos oceanos.

Foram informações dadas por pescadores locais que levaram a equipe a investigar a região onde está o Taam Ja’. Eles usaram ecossondagem (instrumentos que captam o comprimento das ondas de som na água) para determinar a profundidade do buraco.

Taam ja’ tem uma ‘”forma quase circular” em sua superfície e beiradas íngremes com inclinações consideráveis, que formam uma “grande estrutura cônica”, segundo o estudo. Suas paredes são revestidas por biofilmes de algas marrons.

Os cientistas acreditam que os misteriosos buracos azuis tenham sido formados durante as últimas eras glaciais. Eles costumam ser ricos em vida marinha. Descoberto em 2016, o buraco azul mais profundo do mundo está localizado no Mar da China. Chamado Dragon Hole ou Longdong ele tem 300,8 m de profundidade.

Fonte: G1, Casa e Jardim.

Foto: Colegio de la Frontera Sur / Reprodução.