3 Dicas Indispensáveis para se Tornar Mais Sustentável em 2022

A Organização das Nações Unidas aponta os culpados: fumaça, partículas totais em suspensão (PTS), partículas inaláveis (MP10), partículas inaláveis finas (MP2,5), dióxido de enxofre (SO2), dióxido de nitrogênio (NO2), monóxido de carbono (CO) e ozônio (O3).

Em São Paulo, por exemplo, a maior megalópole do Brasil, segundo o Inventário de Emissões Atmosféricas do Transporte Rodoviário de Passageiros no Município de São Paulo, de 2021, os carros são responsáveis por 72,6% da emissão dos gases do efeito estufa, sendo que só transportam 30% da população.

E como as empresas, que representam no último balanço (2020) mais de 5,5 milhões de carros nas ruas brasileiras, segundo dados do Sindipeças, podem ajudar nessa jornada ambiental?

Daniel Schnaider, Presidente da Pointer by PowerFleet Brasil , líder mundial em soluções de IoT para redução de custo, prevenção de acidentes e roubos em frotas. Integrou a Unidade Global de Tecnologia da IBM e a 8200 Unidade de Inteligência Israelense. Especialista em logística, tecnologias disruptivas, economista e autor da obra “Pense com calma, aja rápido”, fala que o planeta Terra está em nossas mãos, e fornece três dicas imprescindíveis para que as instituições transformem a maneira como colocam seus carros nas ruas.

Use a IoT

Com a tecnologia, em partes, desenvolvida para que haja a redução de combustível, a IoT traz soluções capazes de economizar cerca de 26% de combustível por mês, em uma frota de 8 mil veículos. A redução de poluentes segue o mesmo número. Pois, prevê manutenções e rotas otimizadas, que contribuem com a queima do combustível.

Como estou dirigindo

Passar um treinamento aos funcionários é realmente uma das coisas mais importantes, pois acredite ou não, a forma que dirigimos também implica no gasto de combustível. Quais são as práticas? Respeite a troca de marcha, pois o giro do motor tem que ser compatível com a marcha escolhida. Não aqueça o motor de injeção eletrônica, não acelere com o carro desengrenado, evite carregar muito peso – foque em sua compatibilidade, desacelere e acelere o veículo gradualmente, mantenha uma velocidade constante, verifique os pneus e mantenha o alinhamento e o balanceamento em dia.

Incentive os funcionários a reduzir percursos de carro

Faça campanhas de uso consciente dos carros, para que inclusive os funcionários sejam instigados a mudar o comportamento fora da empresa também. Ainda, com a IoT é possível rastrear a quantidade de combustível gasto por quilometro. Premie quem manter as práticas que reduzam os gastos.

Fontes: Enxame de Comunicação, Pense Numa Notícia

Seja o primeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.