388 mil furtos e 55 mil roubos de bicicletas foram registrados no Brasil em 2021, de acordo com o IBGE

Os dados divulgados no último sábado (7) pelo IBGE são do módulo inédito Furtos e Roubos, da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), em uma parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública. De acordo com o estudo, somente em 2021 foram registradas 443 mil ocorrências de furtos ou roubos de bicicleta no país.

A PNAD, que também traz os números de roubos e furtos de outros veículos como carros e motos, destacou que o Sudeste foi a região com maior participação percentual no total de furtos em todos os tipos.

No caso das bikes, considerando o último furto ocorrido nos 12 meses anteriores à entrevista, o principal local de ocorrência dos crimes foi o domicílio (66,3%), seguido pelas vias públicas (21,9%). Considerando apenas os roubos de bicicletas (com abordagem), a realidade muda consideravelmente: 70,2% desses crimes ocorreram nas vias públicas.

Comparada aos outros veículos, a busca pela polícia, nos casos envolvendo furto de bicicletas, foi a menor registrada: em apenas 28,5% dos crimes as vítimas procuraram as autoridades policiais. Por conta disso, os números da PNAD Contínua podem superar os registros oficiais, pois a maioria das vítimas de furtos, como apontado na pesquisa, não chegam sequer a registrar o boletim de ocorrência.

Veja mais: https://rebrand.ly/PNAD

Fonte: Bicicleta News.

Fonte: Pixabay.