Um relatório apresentado na 2023 Interconnected Disaster Risks Report apontou impactos irreversíveis que a Terra enfrenta atualmente. O material foi conduzido por pesquisadores da United Nations University e se concentra em riscos imediatos e crescentes em todo o mundo.
“Atingimos um ponto de inflexão de risco quando os sistemas não conseguem amortecer os riscos e deixam de funcionar como esperamos. Hoje, estamos nos aproximando de vários pontos de inflexão de risco. As ações humanas estão por trás desta mudança rápida e fundamental no planeta, conduzindo-nos para uma potencial catástrofe”, diz o relatório.
"Felizmente, somos capazes de ver o perigo que temos pela frente. Mudar os nossos comportamentos e prioridades pode moldar o caminho para um futuro brilhante, sustentável e equitativo", acrescenta a equipe. O material descreve, no total, seis pontos irreversíveis:
-
Extinção de espécies
Segundo o relatório, vários fatores proporcionados pelo ser humano — como a alteração do habitat, a exploração excessiva, as alterações climáticas, a poluição e a introdução de espécies não nativas — impulsionam taxas de extinção de espécies que são 10 a 100 vezes maiores do que o natural.
-
Extração excessiva de águas subterrâneas
O material acrescenta que mais de metade dos aquíferos significativos do mundo estão diminuindo mais rapidamente do que conseguem recuperar naturalmente. Isso representa uma séria ameaça para a população que depende desse recursos para obter água potável e para os 70% das retiradas de água utilizadas na agricultura.
-
Derretimento das geleiras
As geleiras do mundo derretem atualmente a um ritmo sem precedentes devido ao aquecimento global, o que ameaça o abastecimento de água doce a regiões inteiras. Em setembro, os cientistas alertaram que o derretimento das geleiras vai causar mais terremotos e erupções no futuro.
-
Acúmulo de detritos espaciais
O relatório acrescenta, ainda, que o espaço está cada vez mais sobrecarregado com satélites extintos e detritos, com potenciais consequências catastróficas. O alerta dos cientistas é que atualmente, apenas cerca de 25% dos objetos rastreados em órbita são satélites operacionais.
-
Aumento de calor
Talvez você já tenha notado que as ondas de calor têm se tornado uma grande preocupação da população mundial. As alterações climáticas induzidas pelo homem aumentam as temperaturas globais, conduzindo a um calor extremo, que inclusive já foi responsável por uma média de 500 mil mortes anuais em excesso nas últimas duas décadas.
Mas para entender o que é a onda de calor que atinge o planeta: esses níveis recordes de calor no Hemisfério Norte é um movimento descentralizado, mas que está cada vez mais comum. Embora o planeta Terra possa sofrer variações naturais de temperatura, esse aumento atípico vem como resultado da emissão de gases poluentes e do efeito estufa.
-
Falta de segurança financeira
A indústria de seguros enfrenta desafios à medida que os desastres relacionados com o clima e os danos associados aumentaram exponencialmente. Os cientistas responsáveis pelo relatório sobre impactos irreversíveis que a Terra enfrenta atualmente afirmam que, quando o seguro se torna impossível de obter ou proibitivamente caro, as populações ficam sem proteção financeira para lidar com as catástrofes.
Fonte: Canaltech.
Imagem: Ojosujono96/Freepik.