Faleceu aos 91 anos neste domingo (28) a atriz e cantora francesa Brigitte Bardot. “Com imensa tristeza, a Fundação Brigitte Bardot anuncia a morte de sua fundadora e presidente, Madame Brigitte Bardot, atriz e cantora de renome mundial, que escolheu abandonar sua prestigiada carreira para dedicar sua vida e sua energia à defesa dos animais e à sua fundação”, diz o comunicado enviado à agência AFP.
Brigitte Anne-Marie Bardot nasceu em Paris, na França, em 28 de setembro de 1934, e formou-se em balé clássico no Conservatório Nacional de Música e Dança antes de ser descoberta pelo cinema. Durante sua carreira, Bardot atuou em mais de 45 filmes, como o lendário “E Deus Criou a Mulher”, e gravou 70 músicas. Em 1964, sua visita transformou Búzios, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, em um destino turístico famoso mundialmente.
Em 1973, aos 39 anos, Bardot anunciou o fim da carreira, alegando cansaço do cinema e do assédio da fama. A decisão marcou o início de uma nova fase: o ativismo em defesa dos animais, lembra O Globo. Em 1986, a francesa criou a Fundação Brigitte Bardot e liderou campanhas contra a caça às focas e baleias, testes laboratoriais, o uso de peles, e o consumo de carne de cavalo. Mesmo décadas após deixar as telas, manteve forte influência no debate público europeu sobre bem-estar animal.
“O homem é um predador insaciável”, disse Bardot à Associated Press em seu 73º aniversário, em 2007. “Não me importo com a minha glória passada. Isso não significa nada diante de um animal que sofre, pois ele não tem poder, não tem palavras para se defender.”
Fonte: Um Só Planeta.
Foto: Charly Hel/Prestige/Getty Images.

Seja o primeiro