Água Azul: Boletim da Balneabilidade aponta 11 trechos impróprios para banho

O Boletim da Balneabilidade das praias do Rio Grande do Norte n.º 07 de 2026, emitido nesta quarta feira (12/02), informa que 22 praias encontram-se próprias para banho. Ao todo, dos 33 trechos analisados, 02 trechos encontram-se impróprios. Os pontos identificados como impróprios são: Bacupari (R. Antônio Henrique Souto),  Porto (Praça da Conceição) em Baía Formosa, Sibaúma (Restaurante Sabores do Mar) em Tibau do Sul, Pirangi do Sul (Igreja)  Foz do Rio Pirangi em Nísia Floresta,  Rio Pirangi (Ponte Nova),  Rio Pirangi-Pium (Balneário Pium) em Parnamirim,  Areia Preta (Escadaria de Mãe Luíza), Artistas (Centro de Artesanato),  Meio (Quiosque 13), Redinha (Rio Potengi) em Natal.

Ao longo do ano, são 33 pontos de coleta, mas, no veraneio são coletadas e classificadas 51 amostras de água em pontos distribuídos em toda a faixa costeira potiguar, que compreende de Baía Formosa a Tibau.

A base dos dados analisa a quantidade de coliformes termotolerantes encontrados nas águas. A classificação tem por base as normas estabelecidas na Resolução n.º 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA.

O estudo é uma parceria entre o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN), e faz parte do Programa Água Azul.

As informações dos Boletins da Balneabilidade são divulgadas, semanalmente, no site institucional do IDEMA (idema.rn.gov.br) e no aplicativo nacional Praia Limpa.

Fonte: IFRN, 

Foto: Frankie Marcone.

Seja o primeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *