A Educação Ambiental é foco da Operação Verão

O Governo do Estado lançou nesta quinta-feira (05), a Operação Verão, a ação segue até o término do Carnaval, em fevereiro. Uma ação realizada de forma integrada entre as paraças de segurança e órgãos da Administração Direta e Indireta, que visa garantir mais tranquilidade para os usuários e banhistas.

A Operação é coordenada pela SESED, com a participação dos agentes de segurança da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Setur, Caern e DER. A operacionalidade das ações contará também com a integração entre órgãos estaduais, municipais e federais.

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema participa da Operação Verão provendo atividades de fiscalização e de educação ambiental com os potiguares e turistas que estão desfrutando o Litoral.

Durante todo o veraneio, o Instituto fará campanhas de sensibilização ambiental, blitzen educativas e fiscalização nos municípios costeiros do Estado.

Como parte do cronograma está a Campanha “Cuide do Nosso Litoral” com as seguintes temáticas: Preservação do Morro do Careca; Riscos e Cuidados em áreas de Falésias; Resíduos; e Biodiversidade – as tartarugas e o período de desova.

Para o diretor-geral do Idema, Leon Aguiar, o órgão sempre trabalha as boas práticas em educação ambiental com a população. “Essas atividades nos ajudam a sensibilizar a população fortalecendo o papel do homem na conservação do meio ambiente. Por meio de processos educativos democráticos e participativos, a SPEA realiza a educação ambiental com foco na formação e informação dos sujeitos”, disse.

Nas atividades serão realizadas abordagens diretas e entregues materiais educativos. E nas blitzen o órgão dará 500 mudas das espécies nativas Ipê Roxo e Pau-brasil, e também das espécies Flamboyant-mirim e Pinha. As plantas foram doadas pelo professor da UFRN e vereador de Natal, Robério Paulino, que possui um viveiro.

As blitzen visam orientar motoristas sobre segurança no trânsito e medidas de preservação das praias, como por exemplo, a não circulação de carros na beira-mar e área de desova de tartarugas. Além disso, será destacado a importância do descarte adequado do lixo produzido nesses locais. Uma equipe da educação ambiental irá orientar os transeuntes sobre a importância de depositar o lixo nas lixeiras e sobre o uso responsável da água, além dos cuidados necessários para evitar a proliferação de doenças. Sacolinhas de câmbio para descartes de resíduos também são entregues aos motoristas.

O Idema atuará de janeiro a fevereiro, por meio da Coordenadoria de Fiscalização, Subcoordenadoria de Planejamento de Educação Ambiental (SPEA), Subcoordenadoria de Gerenciamento Costeiro (Sugerco), do Núcleo de Unidades de Conservação (NUC) e do Núcleo de Apoio à Gestão Ambiental dos Municípios (NAGAM).

Atividades
Primeira Etapa

05/01 – Adesivação em Ponta Negra (Morro do Careca) – parte do Lançamento da Campanha;

08/01 – Ação educativa e de fiscalização no Morro do Careca;

12/01 – Ação educativa e de fiscalização no Cajueiro de Pirangi, em Parnamirim;

15/01 – Ação educativa e de fiscalização nas Falésias (Tabatinga e Pipa);

18/01 – Ação educativa e de fiscalização APABG (Praia da Mina eSibaúma);

24/01 – Ação educativa e de fiscalização Cotovelo;

28/01 – Ação educativa e de fiscalização Litoral Norte.

Balneabilidade

Neste final de semana também começará às campanhas educativas nas praias da Região Metropolitana de Natal, como parte do Programa de Balneabilidade das praias do litoral do RN que integram o Programa Água Azul.

Durante seis semanas consecutivas serão instaladas tendas, das 09h às 14h, no sábado e domingo, nos trechos analisados pelo Água Azul, no qual a equipe do IFRN/FUNCERN realizará ações de divulgação das atividades desenvolvidas no programa com os banhistas. Semanalmente os resultados são divulgados no site do Instituto Ambiental, idema.rn.gov.br.

Programação

Dias 07 e 08/01: Ponta Negra (duas tendas, uma próximo ao Morro do Careca e a outra no acesso principal da praia) e em Areia Preta próximo ao relógio do Sol;

– 14 e 15/01: Ponta Negra (duas tendas, uma próximo ao Morro do Careca e a outra no acesso principal da praia) e em Areia Preta próximo ao relógio do Sol;

– 21 e 22/01: Pirangi (próximo a APURN), Cotovelo próximo às barracas e bares e Ponta Negra no acesso principal da praia; (os dois primeiros pontos em Parnamirim e o terceiro em Natal);

– 28 e 29/01: Praia do Meio, do Forte e Redinha (próximo ao guia corrente); (todos os pontos em Natal);

– 04 e 05/02: Praia do Meio, Redinha (próximo ao guia corrente) e Genipabu (próximo às barracas); (os dois primeiros pontos em Natal e o terceiro em Extremoz);

– 11 e 12/02: Ponta Negra (duas tendas, uma próximo ao Morro do Careca e a outra no acesso principal da praia) e em Areia Preta próximo ao relógio do Sol.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Idema.

Foto: Danny Nunes.