Em 26 de abril de 1986, o pior acidente nuclear da história aconteceu no que hoje é o norte da Ucrânia, quando o reator de uma usina nuclear explodiu e ardeu em chamas. O acidente no reator nuclear de Chernobyl, liberou 400 vezes mais material radioativo do que a bomba atômica de Hiroshima.
O desastre enviou uma nuvem de precipitação radioativa sobre centenas de milhares de quilômetros quadrados em uma área que inclui territórios da Ucrânia, Rússia e Belarus.
Em Pripyat, território onde hoje é a Ucrânia, mais de 30 pessoas morreram, mas inúmeras outras faleceram devido à radiação, segundo a Agência Internacional de Energia Atômica e a Organização Mundial de Saúde.
O que causou o acidente de Chernobyl?
O acidente nuclear de Chernobyl foi causado por um infeliz conjunto de erros humanos e falhas na concepção do reator.
Durante uma manutenção de rotina no quarto reator da Central Nuclear de Lenin (Chernobyl) os trabalhadores planejaram usar o tempo de inatividade para testar se o reator ainda poderia ser resfriado se a usina perdesse energia.
Durante o teste, no entanto, os trabalhadores violaram os protocolos de segurança e a energia aumentou dentro da fábrica. Apesar das tentativas de desligar totalmente o reator, outra onda de energia causou um aumento acentuado na temperatura, que resultou na fusão das barras de combustível, uma explosão de vapor e um incêndio.
As barras de combustível derretidas se acumularam temporariamente no fundo da câmara do reator antes irem para os níveis mais profundos da usina.
O material fundido do reator resultante do acidente é chamado “cório”, sendo possivelmente a substância mais perigosa da Terra.uma reação em cadeia de explosões no interior.
Finalmente, o próprio núcleo do reator foi exposto, lançando material radioativo na atmosfera e causando o derretimento do núcleo.
Envolvido em segredo, o incidente foi um divisor de águas tanto na Guerra Fria quanto na história da energia nuclear. O impacto sofrido pela sociedade soviética foi tão grande que anos depois o ex-secretário geral do partido comunista, Mikhail Gorbachev, apontou o desastre como sendo o verdadeiro motivo do colapso da União Soviética.
Fontes: CNN, PUC/RS.
Foto: Pixabay.