O Boletim da Balneabilidade das praias do Rio Grande do Norte n.º 52 de 2025, emitido nesta sexta feira (24/12), informa que 31 praias encontram-se próprias para banho. Ao todo, dos 33 trechos analisados, 02 trechos encontram-se impróprios. Os pontos identificados como impróprios são: Pirangi do Sul (Foz do Rio Pirangi) em Nísia Floresta, Rio Pirangi (Ponte Nova), Rio Pirangi-Pium (Balneário Pium) em Parnamirim e Areia Preta (Escadaria de Mãe Luíza) em Natal.
Ao longo do ano, são 33 pontos de coleta, mas, no veraneio são coletadas e classificadas 51 amostras de água em pontos distribuídos em toda a faixa costeira potiguar, que compreende de Baía Formosa a Tibau.
A base dos dados analisa a quantidade de coliformes termotolerantes encontrados nas águas. A classificação tem por base as normas estabelecidas na Resolução n.º 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA.
O estudo verifica a presença de coliformes termotolerantes, que são bactérias que indicam contaminação fecal, em amostras de água do mar e de rios que deságuam no litoral. Para que a água seja considerada segura para banho, pelo menos 80% das amostras devem apresentar uma quantidade igual ou inferior a 1.000 coliformes por cada 100 mL de água. O estudo é feito semanalmente.
O estudo é uma parceria entre o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN), e faz parte do Programa Água Azul.
As informações dos Boletins da Balneabilidade são divulgadas, semanalmente, no site institucional do IDEMA (idema.rn.gov.br) e no aplicativo nacional Praia Limpa.
Fonte: IFRN,
Foto: Magnus Nascimento.


Seja o primeiro