Nova espécie de água-viva é conhecida por ser altamente venenosaNova espécie de água-viva é conhecida por ser altamente venenosa Universidade Batista de Hong Kong
Cientistas de Hong Kong descobriram uma nova espécie de água-viva com 24 olhos e altamente venenosa em um lago na Reserva Mai Po (China). Os pesquisadores apontam que o animal mede menos de uma polegada, tem corpo totalmente transparente e três tentáculos com cerca de 10 cm.
Segundo o jornal britânico “Mirror”, a equipe da Universidade Batista de Hong Kong (HKBU) alega que as duas dúzias de olhos da espécie são divididas em quatro grupos de seis localizados dentro de um órgão sensorial chamado ropálio.
Outra característica da criatura inclui uma extremidade em forma de remo no tentáculo, o que permite que o animal nade mais rápido do que a maioria das águas-vivas.
A espécie foi batizada como Tripedalia maipoensis para homenagear a reserva onde foi encontrada pela primeira vez e é a quarta a ser introduzida na família Tripedaliidae, que inclui alguns dos animais marinhos mais venenosos em águas tropicais.
O professor Qiu Jianwen, do Departamento de Biologia da HKBU, afirmou que as águas-vivas são “pouco conhecidas” nas águas chinesas e que essa é a primeira descoberta de novas espécies do animal na região.
“As águas-vivas são um pequeno grupo de cnidários com apenas 49 espécies relatadas em todo o mundo. Elas são pouco conhecidas nas águas marinhas chinesas”, disse o pesquisador.
Estudos apontam que os tentáculos do animal são utilizados como dardos venenosos e liberam uma toxina que pode causar paralisia, parada cardíaca e até a morte em poucos minutos.
A nova espécie é semelhante às encontradas em áreas como Jamaica, Flórida nos EUA, Cingapura, Austrália e Índia.
Fonte: Extra.
Foto: Cedido pela Universidade Batista de Hong Kong.