De acordo com um rascunho do projeto de plano econômico da Alemanha do qual a agência de notícias Reuters teve acesso, o governo espera arrecadar uma receita maior em 2024 com o aumento planejado na taxa de dióxido de carbono (CO₂) paga por usuários de aquecimento e carros a óleo ou gás.
Ao todo são esperados 10,9 bilhões de euros no imposto de CO₂ – cerca de 27% a mais que em 2023. O aumento é de em torno de 30 para 40 euros por tonelada.
O projeto de plano econômico prevê um orçamento suplementar para impulsionar investimentos na transição energética. De acordo com o esboço do ministro das Finanças, Christian Lindner, o fundo climático e de transformação da Alemanha destinou 57,6 bilhões de euros em investimentos para 2024.
Do total, 18,8 bilhões de euros serão investidos para aumentar a eficiência energética de edifícios e cerca de 3,8 bilhões de euros irão para a indústria do hidrogênio verde. Grandes decisões de investimento de empresas estrangeiras de semicondutores motivaram a reserva de 4 bilhões de euros para o setor.
No total, o orçamento do fundo de clima e transformação para o período entre 2023 e 2026 chega a 177,5 bilhões de euros.
Fonte: Um Só Planeta.
Foto: Picture alliance / GettyImages.