Aliança Bike envia Carta ao presidente eleito

O objetivo da Carta é apontar os desafios iniciais para a ampliação e melhoria do acesso e do uso de bicicletas no Brasil, considerando que, nestas eleições, pouco ou nada se falou sobre mobilidade sustentável.

Na Carta são elencadas medidas simples e de grande impacto, tanto do ponto de vista social quanto econômico, com destaque para um sistema tributário que seja progressivo a partir da economia verde, a urgência na criação de uma política industrial para o setor de bicicletas, a promoção do eco e cicloturismo como agenda de atração de investimentos e turistas (inclusive estrangeiros).

Ainda, a necessidade de criação de linhas exclusivas de financiamento para municípios investirem em ciclovias e políticas mais contundentes para a redução de mortes no trânsito, especialmente nas rodovias e estradas federais. No esporte, o fortalecimento das modalidades com bicicleta, o aumento real do bolsa-atleta e a criação de um sistema público de formação desde a base até o alto rendimento. Por fim, destaca-se a necessidade de linhas de crédito e financiamento subsidiados para aquisição de bicicletas e bicicletas elétricas pela população.

A Aliança Bike, ao final da carta, coloca-se à disposição para dialogar sobre tais agendas.

Confira a carta na íntegra: https://aliancabike.org.br/carta-ao-presidente-eleito/

Fonte: Bicicleta News.

Foto: Divulgação.