Aproximadamente 60% dos fatores de risco responsáveis por todas as doenças é o resultado de uma dieta de má qualidade. Esse fato está ligado à saúde do planeta. Um estudo publicado na revista PNAS demonstra que os alimentos mais prejudiciais ao ser humano também o são para a Terra.
Os pesquisadores analisaram 15 alimentos que fazem parte da dieta diária ocidental. Ligaram à maneira como são produzidos (a água que se gasta, a superfície implicada e os produtos químicos utilizados, entre outros). As frutas, as verduras, a batata, o azeite de oliva, os legumes, as frutas secas e os cereais são os alimentos mais saudáveis e, além disso, têm impacto mínimo sobre o planeta.
Se o ser humano ocidental continuar se alimentando como agora, desencadeará um aumento alarmante das doenças, da poluição das águas e das emissões de gases de efeito estufa. Além disso, um terço da comida produzida nunca chega às mãos do consumidor e acaba no lixo.
Os responsáveis pelo estudo ressaltam que dirigir a dieta global a um maior consumo de alimentos mais saudáveis melhoraria a sustentabilidade ambiental.
Fontes: El Pais, Fundação Sanepar, BBC, Hypeness, Ecicle.
Caríssimo amigo Eugênio, você acaba de fundar o espaço que estava faltando. Parabéns.
Parabéns, Eugênio! Temática sempre muito atual.
Tema muito atual e deve despertar interesse em muta gente. Parabéns!
Excelente iniciativa. Precisamos de um veículo com essa finalidade.