Alimentos, Meio Ambiente e Saúde

Aproximadamente 60% dos fatores de risco responsáveis por todas as doenças é o resultado de uma dieta de má qualidade. Esse fato está ligado à saúde do planeta. Um estudo publicado na revista PNAS demonstra que os alimentos mais prejudiciais ao ser humano também o são para a Terra.

Os pesquisadores analisaram 15 alimentos que fazem parte da dieta diária ocidental. Ligaram à maneira como são produzidos (a água que se gasta, a superfície implicada e os produtos químicos utilizados, entre outros). As frutas, as verduras, a batata, o azeite de oliva, os legumes, as frutas secas e os cereais são os alimentos mais saudáveis e, além disso, têm impacto mínimo sobre o planeta.

Se o ser humano ocidental continuar se alimentando como agora, desencadeará um aumento alarmante das doenças, da poluição das águas e das emissões de gases de efeito estufa. Além disso, um terço da comida produzida nunca chega às mãos do consumidor e acaba no lixo.

Os responsáveis pelo estudo ressaltam que dirigir a dieta global a um maior consumo de alimentos mais saudáveis melhoraria a sustentabilidade ambiental.

Fontes: El Pais, Fundação Sanepar, BBC, Hypeness, Ecicle.

4 Comments

  1. Hélio Gurgel Cavalcanti said:

    Caríssimo amigo Eugênio, você acaba de fundar o espaço que estava faltando. Parabéns.

    04/11/2021
    Reply
  2. Wilson Cardoso said:

    Parabéns, Eugênio! Temática sempre muito atual.

    03/11/2021
    Reply
  3. MARCO DE ALMEIDA EMERENCIANO said:

    Tema muito atual e deve despertar interesse em muta gente. Parabéns!

    03/11/2021
    Reply
  4. MINERVINO WANDERLEY NETO said:

    Excelente iniciativa. Precisamos de um veículo com essa finalidade.

    03/11/2021
    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.