Amsterdã vai proibir publicidade de combustíveis fósseis e carne em espaços públicos

Amsterdã aprovou a proibição de anúncios de combustíveis fósseis e carne em espaços públicos e na rede de transporte da cidade. A medida, aprovada pelo conselho municipal em 22 de janeiro, deve entrar em vigor em 1º de maio e coloca a capital da Holanda na liderança de uma tendência que vem ganhando paraça em cidades europeias.

A nova regra veta campanhas publicitárias ligadas a viagens aéreas, cruzeiros e carros movidos a gasolina, além da promoção de produtos associados a alto impacto climático. A proposta foi apresentada pelos partidos GroenLinks, de orientação ambientalista, e Partij voor de Dieren, voltado ao bem-estar animal.

Para defensores da iniciativa, a restrição é necessária para alinhar políticas públicas à urgência climática. “Anúncios que retratam combustíveis fósseis como algo normal agravam a crise climática e não têm lugar em uma cidade , ou em um país, que aderiu ao Acordo de Paris”, afirmou Femke Sleegers, coordenadora da campanha Reclame Fossielvrij, quando a proposta foi apresentada, destaca o site EuroNews.

Apesar da aprovação, a vice-prefeita Melanie van der Horst defendeu um período de transição mais longo, argumentando que a entrada em vigor em maio pode ser rápida demais para adaptação de empresas e operadores de publicidade.

Amsterdã se junta a outras cidades holandesas que já adotaram medidas semelhantes, como Utrecht, Haia, Zwolle, Delft e Nijmegen. Grupos que pressionam pela regulação defendem que anúncios de combustíveis fósseis devem seguir lógica semelhante à aplicada à publicidade de tabaco e álcool.

Enquanto a Holanda prioriza iniciativas locais, outros países europeus avançam com legislações nacionais. A França se tornou, em 2022, o primeiro país do continente a proibir anúncios de combustíveis fósseis por meio de uma lei climática que inclui penalidades de até €100 mil para empresas que descumprirem a norma.

Na Itália, a cidade de Florença aprovou, no início de fevereiro, uma moção para banir publicidade de combustíveis fósseis em espaços públicos, incluindo anúncios de voos, cruzeiros, contratos de energia fóssil e veículos.

Fonte: Um Só Planeta.

Foto: Getty Images.

Seja o primeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *