Um asteroide recentemente descoberto tem uma pequena hipótese de atingir a Terra em 2032, de acordo com funcionários da agência espacial.
Os cientistas estimam que a probabilidade de um impacto é ligeiramente superior a 1%.
“Não estamos nada preocupados, porque há 99% de hipóteses de não atingir a Terra”, disse Paul Chodas, diretor do Centro de Estudos de Objetos Próximos da Terra da NASA, na quarta-feira. “Mas merece atenção”.
Detectado pela primeira vez no mês passado por um telescópio no Chile, o asteroide próximo da Terra – designado 2024 YR4 – tem uma dimensão estimada entre 40 e 100 metros de diâmetro.
Os cientistas estão vigiando de perto a rocha espacial, que está atualmente a afastando-se da Terra.
À medida que houver mais conhecimento da trajetória do asteroide em torno do Sol, Chodas e outros afirmam que há uma boa hipótese de o risco para a Terra cair para zero.
De acordo com a NASA e a Agência Espacial Europeia (ESA), o asteroide desaparecerá gradualmente de vista nos próximos meses.
Até lá, alguns dos telescópios mais potentes do mundo continuarão a monitorizá-lo para melhor determinar o seu tamanho e trajetória. Uma vez fora de vista, deixará de ser visível até voltar a passar pelo nosso caminho em 2028.
O asteroide foi o que mais se aproximou da Terra no dia de Natal – passando a cerca de 800 mil quilômetros da Terra, cerca de duas vezes a distância da Lua. Foi descoberto dois dias depois.
Chodas disse que os cientistas estão analisando os movimentos do céu desde 2016, momento em que as previsões mostram que o asteroide também se aventurou a aproximar-se.
Se os cientistas conseguirem encontrar a rocha espacial nas imagens dessa altura, deverão ser capazes de determinar se vai atingir ou não o planeta, disse à The Associated Press.
“Se não para feita essa detecção, a probabilidade de impacto irá mover-se lentamente à medida que acrescentamos mais observações”, disse.
De acordo com a ESA, a Terra é atingida por um asteroide deste tamanho a cada poucos milhares de anos, com potencial para causar danos graves. É por isso que este está agora no topo da lista de risco de asteroides da ESA.
O potencial impacto ocorrerá a 22 de dezembro de 2032. É demasiado cedo para saber onde poderia aterrar se atingisse a Terra.
A boa notícia, segundo a NASA, é que, por enquanto, nenhum outro grande asteroide conhecido tem uma probabilidade de impacto superior a 1%.
Fonte: Euronews.
Foto: Direitos de autor NASA via AP.
Seja o primeiro