Natural de Natal/RN, Eugênio Marcos Soares Cunha é graduado em Geologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1977), com mestrado em Geologia Marinha pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1982) e doutorado em Ciências do Mar pela Universidad de Barcelona – Espanha (2005).
Ao longo da carreira profissional, ocupou diversas funções públicas na área ambiental, com destaques para o cargo de diretor geral do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (IDEMA), entre os anos de 2003 a 2009, e de presidente da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (ABEMA), de 2007 a 2009. Presidiu ainda a Associação dos Geólogos do RN (AGERN), ocupou a vice-presidência da Sociedade Nordestina de Ecologia (SNE) e fundou a Fundação do Meio Ambiente do Natal (ECONATAL), onde também foi presidente,
Atualmente é professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Tem experiência na área de Gestão Costeira Integrada, Geologia Marinha e Ambiental, com ênfase em caracterização e avaliação ambiental, erosão costeira e recuperação de praias.