Mais de vinte aves migratórias foram encontradas mortas no litoral do Rio Grande do Norte. As informações foram divulgadas em uma nota conjunta pelo Governo do Estado e pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap). Os animais foram recolhidos para análise em função do estado de emergência zoossanitária emitido na segunda-feira (22) devido à detecção de aves infectadas pelo vírus da influenza aviária H5N1 – ou gripe aviária – no Brasil.
Até o momento, não há confirmação de contato de seres humanos com as aves encontradas no litoral. As autoridades sanitárias também não registram ocorrência de casos suspeito ou confirmado de gripe aviária. Os órgãos responsáveis seguem acompanhando a situação, com as devidas ações de vigilância e rastreio.
As autoridades pedem que as pessoas que eventualmente tiveram contato com aves encontradas mortas ou doentes em área litorânea coloquem-se automaticamente em isolamento por dez dias e contatem um serviço de saúde da sua região. É importante reiterar que não se deve tocar, recolher, resgatar e receber aves mortas ou doentes em área litorânea.
Caso você entre encontre aves doentes (cambaleantes) ou mortas, a ação correta é ligar para a Diretoria de Defesa e Inspeção Sanitária Animal (84 99668-3185), ou entrar em contato por e-mail (disaidiarn@gmail.com).
Fonte: Tribuna do Norte.
Foto: Divulgação.