Atletas brasileiros disputaram, no último final de semana, o Campeonato Pan-americano de Ciclismo de Estrada em San Juan, na Argentina. Apesar da seleção brasileira conquistar bons resultados, o Brasil ficou de fora dos pódios mais uma vez.
Para entender um pouco mais sobre os motivos que levaram a esse desfecho, a Aliança Bike conversou com Leandro Bittar, criador e editor-sócio da Gregário Cycling, uma plataforma de podcasts de referência para o ciclismo. Bittar nos contou sobre sua percepção a respeito do rendimento brasileiro no Pan e mostrou pontos a serem melhorados.
Segundo o jornalista, a ausência de boas provas no Brasil é um dos principais problemas. “Eu deduzo que os outros países tenham uma constância maior, o calendário argentino é muito mais cheio de provas e equipes do que o nosso, por exemplo”, afirma.
Outro motivo a ser considerado por Bittar é a dificuldade do Brasil em manter iniciativas que favoreçam a formação de ciclistas, e destaca a experiência em competições internacionais como um forte ponto positivo para crescimento e desenvolvimento dos atletas. Essa é a realidade, por exemplo, de dois dos cinco atletas brasileiros da sub-23.
Fonte: Bicicleta News