A União de Ciclistas do Brasil, Associação G-14, Cidadeapé, Idec e Redes Vidas Ativas estão promovendo a campanha Mobilidade Sustentável nas Eleições de 2022. O objetivo principal é incorporar compromissos relativos à mobilidade sustentável nos programas de governo e mandatos das candidaturas ao executivo e legislativo, federais e estaduais.
Por meio de uma Carta Compromisso, as candidaturas se comprometem a colocar em prática um conjunto de políticas públicas e matérias legislativas. Dentre os compromissos, destacamos a garantia de recursos no orçamento para investimentos em mobilidade sustentável, a criação de um programa de desoneração tributária da cadeia produtiva da bicicleta, bem como desenvolver uma política industrial de estímulo ao setor em todo o território nacional.
Desde 2008 campanhas similares têm sido realizadas por organizações da sociedade civil em cidades brasileiras, mas foi a partir de 2014 que a ação passou a ser unificada em âmbito nacional, avançando na integração das pautas de mobilidade e ampliação das parcerias. Hoje, já são 15 estados que aderiram à campanha.
Carta aos candidatos à Presidência: https://bit.ly/CartaFederal
Estados que aderiram à campanha: https://bit.ly/bikeleicoes
Fonte: Bicicleta News.
Foto: Pixabay.