Cidade futurista em construção: Suécia aposta em madeira para criar um novo marco urbano

Está em andamento um projeto na Suécia que busca construir a maior cidade de madeira do mundo em Estocolmo, capital. Essa empreitada está sob responsabilidade do estúdio dinamarquês Henning Larsen e do escritório de arquitetura sueco White Arkitekter.

A construção está projetada para ocorrer na área de Sickla da cidade. O aspecto com maior destaque nesse projeto é a utilização de uma quantidade significativa de madeira maciça à prova de fogo, algo inovador para uma iniciativa dessa magnitude.

Até o momento, a previsão é que sejam construídos cerca de 7 mil escritórios, 2 mil residências, além de estabelecimentos comerciais e restaurantes, tornando o empreendimento bastante diversificado e completo.

O projeto foi chamado de “maior cidade de madeira do mundo” pelo seu desenvolvedor Atrium Ljungberg, já que usará mais madeira do que qualquer outra iniciativa em desenvolvimento. Sua construção tem início marcado para 2025, com previsão para os primeiros prédios serem finalizados em 2027.

Com objetivo de ter a sensação de uma floresta, o projeto utilizará elementos naturais em sua estrutura, como telhados verdes para um melhor isolamento térmico e amplas janelas para entrada de luz natural. Além disso, o projeto aposta em um espaço aberto e denso, marcado pelo estilo minimalista e funcional do design escandinavo.

Os edifícios serão erguidos com madeira maciça resistente ao fogo. Além de contribuir para uma construção mais sustentável, já que a madeira sequestra carbono e emite menos gases de efeito estufa do que o concreto, o material oferece mais bem-estar para as pessoas e um processo de construção mais rápido e silencioso.

Em entrevista ao Dezeen, Atrium Ljungberg afirmou o seguinte:

“Procuramos criar um ambiente urbano infundido com a serenidade de uma floresta, resultando em um espaço denso e aberto que carrega a estética distintamente minimalista e funcional do design escandinavo.”

O início do projeto está planejado para 2025, e espera-se que os primeiros edifícios sejam concluídos dois anos após o início das obras. Esse cronograma mostra o compromisso dos envolvidos em tornar a visão da maior.

Fonte: G1, Multiverso.

Foto: Divulgação/Henning Larsen e White Arkitekter.