Como a Bulgária está impulsionando o mercado de bicicletas na Europa

É comum listarmos China e Taiwan, ou outros gigantes asiáticos, como os principais produtores de bicicletas do mundo. Entretanto, na Europa, a Bulgária já ocupa o quinto lugar com quase um milhão de bikes exportadas, a ponto de futuramente competir com o número um, Portugal.

Segundo dados da Associação Alemã da Indústria da Bicicleta (ZIV), a Bulgária se tornou o principal fornecedor de bikes elétricas para o país, com 219.000 unidades exportadas para a Alemanha – superando a Holanda (187.000 unidades) e o Vietnã (166.000 unidades).

Apesar de ainda não competir em pé de igualdade com a Ásia, para projetos de médio porte, segundo produtores locais, a Europa Oriental tem grandes vantagens: o tempo e o custo da viagem são menores, o monitoramento e o controle são mais fáceis, e o transporte das mercadorias é mais rápido e barato.

Especialistas do setor já falam de um segundo “vale das bicicletas” europeu, quando se trata da indústria búlgara de bicicletas. Em 2020, a Associação dos produtores de bicicletas na Bulgária (ABPB) registrou uma produção total de pouco mais de 750.000 unidades, cerca de 99% dessa produção é exportada.

Saiba mais: https://rebrand.ly/bulgria

Fonte: Bicicleta News.

Foto: Divulgação.