O Brasil é repleto de praias paradisíacas que formam paisagens naturais de tirar o fôlego. Apreciar o mar é uma delícia, mas não podemos negar que o oceano abriga inúmeras criaturas marítimas, muitas ainda desconhecidas. Algumas, inclusive, podem ser ariscas, e uma especificamente pode representar perigo mortal. Por isso, nosso conselho é: caso se encontre com ela, fuja!
Estamos falando da caravela-portuguesa. Quem vê de longe até acha bonito, afinal, possui uma coloração arroxeada e forte, o que a diferencia de outros. Suas principais características são o formato de boia com tentáculos. Muitos confundem esse animal com uma água-viva, outros acreditam que seja inofensivo. No entanto, essa criatura pode ser extremamente perigosa e até mortal.
Conheça a caravela-portuguesa
A caravela-portuguesa é encontrada, principalmente, em águas mais quentes dos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico. O que a torna tão prejudicial à saúde de um ser humano são as toxinas que ela libera, que podem causar queimaduras de terceiro grau.
Elas vivem em mar aberto, mas é muito comum aparecerem nas areias da praia por serem arrastadas pelas ondas. Apesar de não atacarem as pessoas, pois se alimentam de pequenos organismos, elas fazem muito mal aos humanos.
O que acontece se uma pessoa tiver contato
Se uma pessoa tiver contato com a caravela-portuguesa, é comum sentir coceira na região e vermelhidão. Em casos mais sérios, encostar nos tentáculos do animal pode causar até mesmo queimaduras de terceiro grau.
No entanto, em alguns casos, o toque da caravela-portuguesa pode ser fatal. A pessoa pode apresentar complicações e não resistir. É importante ressaltar que, vivos ou mortos, esses animais liberam toxinas prejudiciais, por isso não toque neles em hipótese alguma.
O que fazer se eu encostar em uma caravela-portuguesa?
Como dissemos, o oceano é repleto de surpresas, por isso pode acontecer de acidentalmente você encostar em uma caravela-portuguesa dentro ou fora da água. Se, mesmo tomando todos os cuidados necessários, isso aconteceu, não se desespere. Siga as orientações de especialistas a respeito.
É recomendado higienizar o local onde o tentáculo do animal encostou com vinagre. O objetivo desse processo é retirar os filamentos expelidos por ele. Nesse sentido, o suporte de uma lâmina de barbear, também embebida no vinagre, é extremamente importante.
Nenhum procedimento indicado é melhor do que a avaliação de um médico. Portanto, se o acidente acontecer, vá o mais rapidamente possível para o pronto atendimento, a fim de que uma equipe profissional tome todas as medidas cabíveis para evitar maiores danos à saúde.
Fonte: Multiverso.
Foto: Reprodução.