O momento de passear em Copenhagen, na Dinamarca, é agora. Os turistas que forem para lá, recolherem lixo e cooperarem com o meio ambiente vão ganha incentivos, como não pagar transporte, nem eventos. Também podem ter de graça xícaras de café e almoços, taças de vinho e aluguel de caiaques em troca do “trabalho”. O programa vai de 15 de julho a 11 de agosto.
CopenPay é o projeto-piloto lançado pelo governo dinamarquês, via aplicativo, para incentivar a consciência ecológica e sustentável. Em vez de punir, as autoridades resolveram dar incentivos, o que é muito bom.
A ideia é ensinar valores e hábitos que tornam Copenhague uma das capitais europeias mais sustentáveis do ponto de vista ambiental. A lista de incentivos é imensa, mas é preciso que os turistas deem sua contrapartida, também executando tarefas. A seguir, algumas delas.
Tarefas para os turistas
Recolher lixo;
Trocar o carro pela bicicleta;
Ser voluntário em jardins, parques e florestas urbanas;
Participar de tarefas coletivas de desenvolvimento sustentável.
Incentivos locais
Refeições e cafés gratuitos;
Ingressos para eventos e museus de graça;
O esquema “CopenPay” foi projetado para compensar o “fardo ambiental” do turismo, de acordo com a junta de turismo de Copenhague.
“Quando você viaja para o exterior – se você voa para outros lugares ou viaja de carro – você polui”, disse a chefe de comunicações da junta de turismo, Rikke Holm Petersen, em depoimento à BBC. “Uma das coisas que podemos mudar é fazer as pessoas agirem de maneira mais sustentável no destino.”
O plano é apenas um “pequeno passo em direção à transição verde”, afirma Petersen.
O projeto é “baseado na confiança”, o que significa que as atrações provavelmente não pedirão provas de que a atividade verde foi concluída.
“Em algumas atrações, você pode ter que mostrar uma foto sua andando de bicicleta ou do seu bilhete de transporte público”, diz ela.
O governo não está reembolsando as empresas por trás das atrações – incluindo museus, bares rooftop e empresas de aluguel caiaque – por participarem do esquema. Até agora, 24 organizações se inscreveram no projeto.
No ano passado, Copenhague registrou mais de 12 milhões de pernoites, de acordo com estatísticas do governo.
Petersen prevê que uma “pequena porcentagem” de visitantes da cidade participará do teste, que vai até 11 de agosto.
Se o esquema para considerado um sucesso, será implementado ao longo do resto do ano.
“Imagine se pudéssemos fazer com que as pessoas levassem uma mentalidade mais verde de volta com elas – se esse fosse o souvenir que elas obtivessem – isso seria incrível”, finaliza Petersen.
Transporte público gratuito;
Pelo menos 25 empresas locais já aderiram ao projeto que, por enquanto vai durar um mês, mas o governo pensa em estender. Os empresários que abraçarem a causa serão recompensados, segundo as autoridades.
“As atrações de Copenhague recompensam ações favoráveis ao clima”, informou em comunicado a Prefeitura de Copenhagen. “Todas as nossas escolhas têm um impacto ambiental, então por que não tomar decisões conscientes que beneficiem a todos nós e sermos recompensados por elas?.”
De forma simpática, o governo busca atrair os turistas inclusive na maneira como chama para aderir ao projeto.
“Tudo o que você precisa fazer é, por exemplo, andar de bicicleta em vez de dirigir, ajudar a manter a cidade, trabalhar em um jardim urbano ou se comprometer com um comportamento sustentável”, acrescenta o texto segundo o The Extra Tribune.
Fontes: Só Notícia Boa, buscar Outside.
Foto: Shutterstock