Correios iniciam utilização de bicicletas elétricas cargueiras no litoral de São Paulo

Como desdobramento de um projeto-piloto realizado pela Aliança Bike e pelo LABMOB/UFRJ em 2019, os Correios iniciaram uma operação de entrega de cartas e encomendas especiais na Praia Grande (SP) com 33 bicicletas elétricas modelo long-tail. A expectativa, segundo fontes na empresa pública, é expandir para todo o Brasil, somando 5 mil bikes elétricas cargueiras na frota dos Correios.

Em 2019 o projeto-piloto foi aplicado com o objetivo de avaliar a performance e o potencial de dois modelos de bicicletas elétricas cargueiras. As bicicletas foram testadas por três carteiros – 2 mulheres e um homem -, que já tinham experiência de entregas com bicicleta. O projeto analisou aspectos como fit e ergonomia, comparou o desempenho entre os modelos, a eficiência nas entregas, mobilidade, autonomia da bateria, etc.

O resultado final foi a indicação da long-tail com grande potencial para a substituição de veículos motorizados. Potencialmente, quase 90% das rotas hoje feitas por motocicletas já poderiam ser imediatamente substituídas por bikes elétricas.

Com essa frota de bikes já em circulação, o centro operacional dos Correios em Praia Grande (SP) se torna uma unidade referência, no Estado de SP, para o uso de bicicletas cargueiras elétricas no sistema dos Correios. Os principais objetivos com este projeto são o de mitigar a emissão de poluentes e ganhar eficiência.

Vale ressaltar que as bicicletas elétricas não serão utilizadas apenas nas entregas finais aos destinatários, mas também no transporte entre os centros de distribuição.

Fonte: Bicicleta News.

Seja o primeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.