Com uma vida dedicada aos estudos, funções e causas ecológicas, atendo aqui a um desejo antigo em manter um espaço para difundir ideias, relatar novidades e contribuir com a formação e o fortalecimento de uma mentalidade ecológica. Há aproximadamente 30 anos tive a experiência de assinar a coluna “De Olho na Vida” no semanário Dois Pontos, na capital potiguar. Iniciavam-se ali os anos 90 e a causa ambiental começava a prosperar no mundo, no Brasil e no Rio Grande do Norte – a ponto de um jornal semanal de grande aceitação no Estado abrir espaço para uma coluna de cunho ecológico.
Ecologia e Meio Ambiente deixavam de ser coisa de bicho grilo, como pensavam os setores conservadores, ou de ser um balão de ensaio da sociedade capitalista para distrair a classe trabalhadora dos seus verdadeiros problemas, como pensava o setor mais progressista. Já haviam surgido Partidos Verdes na Europa, EUA e depois no Brasil. Eram criados timidamente órgãos federais, estaduais e municipais de controle do meio ambiente, geralmente sem autonomia administrativa e financeira. Surgiam entidades da sociedade civil que se firmariam ao longo dos anos pela luta incessante em defesa do meio ambiente.
Adentramos na segunda década do Século XXI com problemas bem maiores que aqueles do início dessa jornada, à exemplo da Crise Climática, que chama a atenção das nações capitalistas e socialistas. Hoje, já temos por todo o mundo órgãos ambientais com autonomia e competência para planejar e controlar o meio ambiente, reflexo da luta diária dos ecologistas que se tornaram um elo forte da sociedade e dos cientistas, que alertaram e demonstraram cientificamente a dimensão do problema.
Assim, o Blog Carbono Zero se mantém como um espaço de divulgação de noticias sobre Sustentabilidade, Tecnologia, Ecologia, Saúde, Cidades e tantos outros temas pertinentes, dando a sua parcela de contribuição para a causa ambiental.