Empresa desenvolve tecnologia para consumo de energia solar sem a necessidade de obras no imóvel

Last updated on 29/06/2022

As contas de luz dos mineiros sofreram alterações no ano passado, em meados de setembro de 2021. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que uma nova bandeira tarifária, que fica acima da 2° bandeira vermelha, que já possuía um valor muito elevado.

Após essa situação, foi possível destacar a discussão da promoção da eficiência energética e do investimento em outras fontes de energia, como a energia solar e eólica, como forma de usar com mais rapidez e eficiência os recursos hídricos. Pensando nisso, surge a parceria entre CEMIG e Detronic, com a ideia de gerar energia solar sem a necessidade de obras para os moradores de Minas Gerais.

Companhia de energia cria solução para tornar viável a distribuição de energia oriunda de energia solar

Porém, existem alguns empecilhos para a utilização desse tipo de energia: a necessidade de investimento na instalação de painéis fotovoltaicos, já que este é um processo muito caro e que requer especialistas na área.

No entanto, a maioria das pessoas não sabe que é possível utilizar a energia solar em residências ou centros comerciais sem a instalação desses painéis. Nesse contexto, a companhia de energia Detronic Energia apresentou uma solução para utilizar energia limpa sem a necessidade de operar no meio ambiente.

A solução foi criar um serviço que torna a energia solar mais acessível, oferecendo até 20% de economia na conta de energia do consumidor. Com isso, a Detronic gera energia solar para as usinas sem a necessidade de obras e injeta essa produção na rede de distribuição da CEMIG, responsável por atuar como distribuidora de energia, como as hidrelétricas.

Detronic cria tecnologia semelhante a assinatura de um serviço de streaming, para facilitar a compreensão dos que resolverem aderir ao uso de energia solar sem precisar modificar o imóvel

Já que a responsabilidade da CEMIG é distribuir energia, portanto quem adere a nova tecnologia da Detronic não tem nenhuma alteração no modo de consumo de energia, conseguindo receber essa energia em sua residência ou empresa, da forma que já é de costume.

O programa da Detronic disponibiliza contas residenciais e comerciais que custam no mínimo R$ 200 ao mês.

Mesmo para quem mora em apartamento ou kitnet, poderá usufruir da energia produzida pela empresa, já que não é necessário instalar placas fotovoltaicas para obter energia solar.

Atualmente, este produto está disponível no estado de Minas Gerais, em toda a rede ofertada pela CEMIG. No entanto, a companhia só relatou que, muito em breve, sua tecnologia estará disponível em outras regiões do Brasil.

Fonte: CPG.

Seja o primeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.