Empresa lança projeto de ecossistema em Dubai com recifes artificiais que terão um bilhão de corais

Dubai abriga alguns dos edifícios mais altos do mundo, quilômetros de dunas e atrai turistas de todo mundo. Agora, a cidade quer também abrigar o maior recife artificial do planeta, com cerca de 123 mil metros quadrados.

O projeto do Dubai Reefs tem pegada futurista e mostra uma série ilhas interconectadas que receberão pousadas ecológicas, instalações para pesquisa marinha e lojas. Embora o custo deva chegar a centenas de milhões de dólares, a expectativa é que o ecossistema fique pronto até a segunda metade da década.

O empreendimento também será o lar de um bilhão de corais e mais de 100 milhões de manguezais. Segundo a URB, incorporadora que lidera o negócio, o objetivo é gerar mais de 30 mil empregos.

Baharash Bagherian, CEO da URB afirma que tudo está conectado a vida no oceano e das cidades. Por isso, em sua visão, é necessário um espírito empreendedor no planejamento de cidades costeiras, bem como das infraestruturas e empreendimentos ligados ao oceano. “Como uma cidade inovadora, Dubai está na melhor posição para liderar essa transformação”.

Para ele, o negócio tem como objetivo se tornar modelo. “Mesmo que as metas do Acordo de Paris sejam cumpridas, muitas cidades vão precisar se adaptar para conviver com o aumento do nível do mar e inundações devido ao aquecimento global, incluindo Dubai”. Bagherian acrescenta que o Dubai Reefs será à prova de enchentes, pois a infraestrutura vai flutuar de acordo com o nível do mar.

Fonte: Um Só Planeta.

Imagem: Divulgação.