Certificada internacionalmente, a empresa Vila tem ações de respeito ao meio ambiente como norte do seu planejamento. Em um ano conseguiu, por meio do Projeto Floresta Microcity, neutralizar 2.525 quilos de carbono (CO2), que seriam emitidos na atmosfera. O reconhecimento feito à empresa Vila está no certificado “TI Verde”, que é disponibilizado às instituições e empresas que adotam práticas sustentáveis.
No próximo dia 05 de Junho, data em que celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, a empresa Vila, apresenta suas práticas sustentáveis não somente referentes à emissão de carbono, mas também, frente ao crescente desafio energético nacional, como a adoção da energia fotovoltaica em seus empreendimentos.
Além do reconhecimento internacional, a empresa potiguar desponta como incentivadora da redução do consumo de energia e estimuladora da sustentabilidade. O cemitério Vila Memorial Sempre, em Natal, tem em sua área um parque de energia solar com 269 painéis fotovoltaicos instalados, com capacidade para gerar aproximadamente 60 KWp e minimizar o impacto de até 8 toneladas de gás carbônico/CO2, gás causador do efeito estufa. O valor da conta mensal é reduzido em 90% com essa iniciativa.
A usina fotovoltaica tem capacidade suficiente para suprir toda a necessidade energética da unidade, conseguindo minimizar o impacto ambiental do Gás carbônico/CO2 e economizar nas contas de energia elétrica. E a programação é expandir para as demais unidades.
Para o sócio-diretor da empresa potiguar, Nilo Vila, estimular a sensibilização a respeito das questões ambientais é ter responsabilidade coletiva. “A construção de uma nova cultura corporativa que valoriza práticas socioambientais como objetivo prioritário da gestão é, cada vez mais, presente nas empresas de todos os ramos. Nós, da empresa Vila, destacamos em nossa rotina e planejamento o compromisso inarredável às normas de destinação de resíduos, com a boa conservação ambiental e práticas alinhadas à sustentabilidade”, afirma.
Uma outra ação de sustentabilidade da empresa é direcionada para gestão de resíduos. Um exemplo ocorreu em atividade recente, em parceria com a organização da Feira Funerária 2022, quando os organizadores destinaram parte dos resíduos orgânicos do evento para o Cemitério Vila Memorial Sempre Zona Norte, com o objetivo de produzir adubo a ser utilizado em um plantio de mudas feito também no local.
“Mais do que as ações pontuais e as planejadas ao longo do ano, entendemos que é preciso que a mentalidade da gestão esteja alinhada com as práticas de governança ambiental, as ESG (Environmental, Social, and Corporate Governance). Vemos uma necessidade premente de se encontrar uma forma de viabilizar os negócios com as bases pautadas no equilíbrio, na segurança e na perenidade, e na nossa empresa essa visão é uma prioridade”, reiterou Nilo Vila.
Fontes: Ska Assessoria de Comunicação, Assecom Idema.