Fortaleza ganha título internacional de cidade saudável por combate à poluição

Sistema de vigilância da qualidade do ar foi avaliado como exemplar na prevenção de doenças crônicas; Córdoba, na Argentina, e Manchester, no Reino Unido, também foram premiadas; ações envolvem alimentação escolar saudável e criação de espaços sem fumo.

Fortaleza, capital do estado do Ceará, no Brasil, é uma das ganhadoras do prêmio Parceria para Cidades Saudáveis 2025.

A premiação ocorreu em Paris, na França, fruto de uma colaboração entre a Organização Mundial da Saúde, OMS, a Bloomberg Philanthropies e a Vital Strategies.

Esforço pela qualidade do ar em Fortaleza

Também foram premiadas as cidades de Córdoba, na Argentina, e Manchester, no Reino Unido.

Fortaleza venceu por estabelecer a primeira estrutura legal da cidade para vigilância da qualidade do ar.

O decreto de 2023 garante o monitoramento local dos poluentes atmosféricos para estimar seu impacto na saúde dos moradores. Também foram instalados sensores de baixo custo para melhorar a coleta de dados.

O objetivo da Prefeitura é elaborar políticas municipais sobre redução significativa da poluição do ar.

Inovações em Córdoba e Manchester

Já a argentina Córdoba aprovou uma nova política comprometendo a cidade a promover ambientes saudáveis de alimentação escolar, eliminando bebidas açucaradas e adoçadas artificialmente e produtos ultraprocessados de todas as escolas até 2026.

O programa beneficiou 26 colégios, até o momento, atingindo 15 mil das 138 mil crianças no ensino fundamental.

Manchester expandiu o número de áreas sem fumo ao ar livre como parte dos esforços para reduzir o tabagismo, incluindo a abertura de um parque, com 6,5 acres, onde não é permitido fumar.

A cidade britânica também realizou uma série de consultas comunitárias e oficinas com moradores para que eles ajudassem na tomada de decisões.

Os ganhadores do prêmio foram escolhidos porque fizeram progressos concretos na prevenção de doenças crônicas, dando um exemplo que pode ser replicado em outros lugares.

Segundo a OMS, esse grupo de doenças, que inclui problemas cardíacos, câncer e diabetes, é responsável por mais de 75% de todas as mortes no mundo.

Todas as três cidades vencedoras fazem parte do Acelerador de Políticas da Parceria, que fornece treinamento e apoio para a elaboração de medidas administrativas e estratégias para desenvolvê-las e implementá-las.

Rede global de 74 cidades

O diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus afirmou que o progresso feito em Córdoba, Fortaleza e Manchester melhora a saúde no presente e coloca essas cidades na “vanguarda”, fazendo com que sirvam de referência.

A OMS está comprometida com as cidades para construir comunidades mais saudáveis, seguras e resilientes para todos.

Lançada em 2017, a Parceria para Cidades Saudáveis é uma rede global de 74 cidades, onde vivem cerca de 300 milhões de pessoas.

Apoiada pela Bloomberg Philanthropies, em parceria com a Organização Mundial da Saúde e a Vital Strategies, esta iniciativa capacita os municípios na implementação de políticas que previnem doenças crônicas.

Fonte: ONU News.

Foto: Jade Queiroz/Mtur.