O governo francês anunciou na semana passada que vai investir 2 bilhões de euros (quase 11 bilhões de reais) até 2027 para incentivar o uso da bicicleta no país. Considerando ainda as verbas locais, esse montante deve chegar a 6 bilhões de euros (33 bilhões de reais) nesse período. Segundo o ministro dos Transportes, Clement Beaune, o investimento visa diminuir a circulação de carros com a formação de ciclistas de todas as idades.
A implantação de ciclovias é uma das metas do governo. Por ano, serão investidos 250 milhões de euros (1,37 bilhão de reais) para dobrar a malha cicloviária, que hoje é de 50 mil quilômetros e deve chegar a 80 mil em 2027 e 100 mil quilômetros em 2030. As cidades do interior e a zona rural serão as principais beneficiadas nesse processo.
Outros 500 milhões de euros (cerca de 2,7 bilhões de reais) serão destinados a programas de incentivo para os franceses adquirirem suas bikes. O financiamento do governo francês valerá também para a compra de bicicletas usadas.
O projeto prevê ainda o investimento em novos bicicletários, no combate ao roubo de bicicletas e no treinamento de estudantes da escola primária. “O esforço do Estado é sem precedentes”, declarou Beaune no Twitter.
Saiba mais: https://rebrand.ly/franca2bi
Fonte: Bicicleta News, UOL.
Foto: Pixabay.