Gamboa realiza a 8ª edição do mutirão de limpeza do manguezal

Nesta quinta, dia 12 de outubro, a partir das 8h, o sítio histórico e ecológico Gamboa do Jaguaribe e Odara Produtora realizam uma atividade voltada para as crianças, é a 8ª edição do Mutirão de Limpeza do Mangue. A ação consiste em engajar politicamente toda a sociedade nas ações ambientais, apresentando os impactos do lixo encontrado nas margens do braço do rio Potengi e pensando coletivamente em ações para minimizar esses impactos.

O espaço realiza vários mutirões em prol do meio ambiente, e um deles é o Mutirão de Limpeza do Mangue que acontece desde 2016, aproximando toda a população ao ecossistema de manguezal, sobretudo as comunidades. O ambiente é berçário da vida marinha, cerca de 70% das espécies se reproduzem neste local. O manguezal é um regulador climático da cidade dentre tantos outros serviços ecossistêmicos que este ecossistema nos proporciona.

A coleta de resíduos sólidos nas margens do Jaguaribe é realizada coletivamente. Na ocasião, é dialogado sobre a importância do ecossistema de manguezal presente na área. O espaço encontra-se dentro da 8ª zona de proteção ambiental do município de Natal/RN (ZPA8), sendo essa a maior entre as 10 existentes.

Além da iniciativa de minimizar o impacto dos descartes inadequados do lixo e a palestra socioambiental, ocorrerá outras atividades para todo o público presente, inclusive as crianças.

Dentro da programação, acontecerá a 27ª edição do Cineoka, às 14h, trazendo o documentário “Entre Matas e Rio”, dirigido e produzido por Ta’angahara. O filme traz os relatos de experiência do pescador Erivan, residente da comunidade e pescador nas águas do Jaguaribe. A mostra contará com diálogos junto com Erivan, tecendo assim maiores compreensões sobre a realidade local.

Também será realizado os jogos indígenas com a execução de várias modalidades: rodas de peteca, arco e flecha, cabo de guerra e muitas outras recreações, em que serão criados vários grupos para concorrer a premiações no espaço com início às 14h30. Finalizando a programação, às 16h30, será realizada uma roda de capoeira com o Grupo Raça Potiguar do professor Coronel.

O acesso ao evento é por meio de contribuições voluntárias no local, já que não dispõe de nenhum apoio da prefeitura nem do governo.

O sítio histórico e ecológico Gamboa do Jaguaribe está situado na rua Portinho, 90 – bairro Redinha – Natal/RN.

Programação:

08h | Concentração e início do mutirão de limpeza nas margens do Jaguaribe

11h | Retorno para o pátio

11h30 | Feijoada coletiva

14h | 27º edição do Cineoka

14h30 | Jogos indígenas

16h30 | Roda de Capoeira com Grupo Raça Potiguar

17h30 | Encerramento

O maior presente que pode ser dado as crianças não é o brinquedo mais caro ou do momento, mas sim a conscientização dos impactos do consumo. Em épocas de degradação não somente ambiental, mas também cultural, é momento para minimamente adiarmos o fim do mundo como preconizado por Ailton Krenak. Repensar as condutas de consumo é sinônimo de cuidado com outras formas de vida.

Fonte: Saiba Mais.

Foto: Fábio de Oliveira.