Com a colaboração da Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Natal (DCN), o grupo de pesquisa Georisco e o Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre Desastres (Nuped) concluíram em 2021 o relatório técnico Banco de dados e sistema de informação geográfica sobre desastres do município de Natal, RN, Brasil. Trata-se da produção de um Banco de Dados sobre Desastres de Natal (BDDN) e de um sistema de informação geográfica sobre desastres para a cidade de Natal (SIG-Desastre).
A iniciativa objetivou transformar dados analógicos (papel) em dados digitais e, posteriormente, elaborar uma planilha de dados, possibilitando a integração e elaboração de diferentes produtos estatísticos e cartográficos tanto pelos grupos de pesquisa quanto pela própria DCN.
Os resultados do relatório também permitem a visualização das ocorrências de desastres e dos locais com maior frequência de atuação da DCN: bairros Mãe Luíza, Alecrim, Igapó, Nossa Senhora da Apresentação, Pajuçara e Rocas.
Contribuir para a tomada de decisão no planejamento e ordenamento do território que possibilite o aprimoramento do gerenciamento de situações de desastre e a promoção de medidas de Redução de Risco de Desastres (RRD) também foram alguns dos objetivos do relatório.
Por fim, os resultados do relatório podem servir de base para o aprimoramento do Plano de Contingência do Município de Natal (Plamcon) e para a atualização do Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR), que funcionam como documentos norteadores para a proteção da população frente aos riscos e desastres, uma vez que favorecem o fortalecimento técnico e operacional da DCN. Também propiciam atualizações de dados sobre desastres necessários para a gestão da prevenção de riscos e desastres, por meio da geração de mapas e gráficos sobre os tipos de riscos e as vulnerabilidades a que os indivíduos, comunidades e bairros estão sujeitos.
Fonte: Blog FM