Duas gigantes do varejo – a Decathlon, no Reino Unido, e o Walmart, nos EUA – acabam de lançar iniciativas para tornar a bicicleta mais acessível e popular. A Decathlon entrou no mercado de locação oferecendo bicicletas com a tarifa de 10 euros por dia e 50% de desconto no segundo dia. O aluguel pode ser solicitado online e retirado em uma loja uma hora depois, bem como cancelado com até 24 horas de antecedência. Além disso, a loja também oferece aluguel de outros equipamentos esportivos, como caiaques e raquete de tênis.
A Decathlon tem desenvolvido seu modelo de varejo de bicicletas nos últimos anos, incluindo o ‘Second Life Marketplace’ lançado em 2021, incentivando clientes a reciclar ou reutilizar uma bicicleta – em vez de incentivá-los a comprar um novo modelo. Essa mudança parece ter sido motivada pelas dificuldades na cadeia de suprimentos após a pandemia. Vale lembrar que o mercado de aluguel de bicicletas há muito é visto como uma rota potencial para vender bicicletas, além de gerar lucro para os varejistas.
A aposta do Walmart é uma linha de MTBs com preços acessíveis, que variam de 198 a 398 dólares. As novas mountain bikes Ozark Trail virão em três tamanhos de roda: 24″, 27,5″ e 29″, com quadro de alumínio leve e freio a disco mecânico. O público alvo são atletas amadores de final de semana, assim como ciclistas que querem pedalar na cidade ou passear pelo parque. A ideia da varejista é atrair mais pessoas para a bicicleta com um equipamento de qualidade com preços acessíveis.
Fonte: Bicicleta News.
Foto: Decathlon.