Governo do RN divulga programação da Semana Estadual do Meio Ambiente 2022

No dia 5 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Para celebrar essa data de importância internacional, o Governo do Estado do Rio Grande do Norte promoverá a Semana Estadual do Meio Ambiente 2022 – SEMA.

Em 2022, completam-se 50 anos da Conferência de Estocolmo e tem como homenagem o resgate do tema de 1972, “Uma só Terra”, com foco na vida sustentável em harmonia com a natureza.

A SEMA será realizada de 01 a 05 de junho com atividades voltadas para educação ambiental, proteção das nascentes, mudanças climáticas, mutirão de limpeza, resíduos sólidos, conservação, licenciamento e gestão ambiental, entre outros.

A abertura ocorrerá na quarta-feira (01), às 9h, no anfiteatro Pau-brasil, do Parque das Dunas, em Natal. O evento contará com a presença da governadora Fátima Bezerra, de representantes de órgãos e secretarias do Estado. Na abertura, será lançado o Programa RN Mais Verde, voltado para o aumento da cobertura vegetal do nosso estado. A apresentação cultural será com as cordelistas Clara Bezerra e Ana Beatriz, além da exposição fotográfica “A Natureza Viva Em Você”. A entrada no parque será gratuita para o evento.

Para o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), João Maria Cavalcanti, a Semana Estadual do Meio Ambiente é uma oportunidade de dialogar sobre a preservação dos recursos naturais do nosso planeta. “Nesta semana, em que comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente, devemos aproveitar todos os espaços para chamar atenção, e em um movimento global, unir governos, empresas, sociedade civil e toda a população num esforço concentrado para apurar a Terra e restaurar os ecossistemas”. Sobre a atuação da Semarh, o secretário destacou a importância na elaboração de estudos e projetos, como o Programa RN Mais Verde e projeto de proteção da nascente do Rio Potengi.

Durante a tarde, a Escola de Governo sedia a mesa-redonda “Empoderamento Feminimo – Vivências na Gestão Ambiental”, com participação de Teresa Freire (SESAP), e recebe duas exposições de maquetes: Estações de Tratamento de Águas e Esgotos (CAERN) e Aquaponia prática, benefícios e desafios (SAPE), além da apresentação do documentário “Gestão Participativa e desafios para o desenvolvimento sustentável na bacia hidrográfica do rio Apodi-Mossoró”, apresentado pelo Igarn, para falar sobre a importância da preservação das nascentes.

Na quinta-feira (02), as atividades ocorrerão online e presenciais. Na Escola de Governo, às 9h, haverá a mesa-redonda “Mudanças Climáticas e Queimadas: Ações do Estado – Divulgação do Projeto de Lei da Política Estadual Sobre Mudanças Climáticas”. Durante a tarde, às 14h, ocorrerá a mesa-redonda “Reúso como alternativa para a convivência com a seca – Programa Estadual de Reúso”. Online, via Facebook do Idema, teremos a roda de conversa “O descarte sustentável de eletroeletrônicos: Campanha RN+Limpo”, às 9h.

Na sexta-feira (03), a programação segue na Escola de Governo com a Assinatura do Termo de Cooperação Semarh e Abes na Campanha Nacional “Brasil Te Quero Livre de Lixões”e o pré-lançamento do livro “Um olhar ambiental” de autoria de Sérgio Pinheiro. No auditório da reitoria da UFRN, das 8h às 18h, ocorrerá o I Workshop Potiguar de Sustentabilidade Socioambiental e Energias Renováveis, com mesas-redondas e palestras.

Sobre a SEMA, o diretor-geral do Idema, Leon Aguiar, enfatiza:  “A Semana destaca a necessidade de se viver em equilíbrio com a natureza, promovendo transformações, a partir de políticas públicas e das nossas escolhas, rumo a hábitos menos poluentes e mais verdes”.

A programação do sábado (04) será realizada em vários lugares do RN. Em Extremoz, serão realizadas atividades na Área de Proteção Ambiental Jenipabu, e em Natal, um Mutirão de Limpeza no entorno do Parque das Dunas, acontecerá das 7h às 11h. No município de Cerro Corá, área integrante do Geoparque Seridó, haverá ações do estado, através do Projeto Nascente do Potengi. O evento começa às 9h e tem a participação da Semarh e Geoparque Seridó.

O encerramento da SEMA 2022 será realizado no Parque das Dunas no domingo (5).A partir das 9h, haverá a premiação dos vencedores do concurso fotográfico A Natureza Viva em Você, além de plantio de mudas, passeio ciclístico e exposições.  As atividades de encerramento SEMA iniciam a partir das 16h, incluindo a apresentação  da Big Band Jerimum Jazz no projeto musical Som da Mata. A entrada no parque será gratuita para o evento.

Como participar?

Acompanhe a programação completa da SEMA 2022 no site semarh.rn.gov.br e no instagram @semarhrn @idemarn @igarn e @caern115. Serão emitidos certificados de participação no evento. As inscrições para mesa mesa-redonda podem ser feitas no link: https://www.even3.com.br/semarn2022/. Para participar dos minicursos, acesse idema.rn.gov.br.

Organização

A Semana Estadual do Meio Ambiente 2022 – SEMA é uma iniciativa do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh); Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape); Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap); Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), Instituto de Gestão das Águas (Igarn) e Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern).

Confira a programação completa em: idema.rn.gov.br

Fonte: Assecom Idema.

 

Seja o primeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.