Governo do RN recebe autoridades estaduais de Meio Ambiente com 7° Encontro Nacional da Abema

O Rio Grande do Norte sediará o 7º Encontro da Associação Brasileira de Entidades de Meio Ambiente (Abema), no período de 30 de novembro a 03 de dezembro. Serão realizadas uma série de eventos, que contarão com a participação da governadora do RN, Fátima Bezerra; a presidente da Associação, Mauren Lazzaretti; secretários estaduais de Meio Ambiente e presidentes de fundações e de autarquias de todo o país. O grupo estará no RN para discutir temas relevantes sobre a política ambiental e fazer visitas técnicas na capital e pelo interior do estado.

Uma das principais atividades será a realização da 110ª Reunião Ordinária da Abema, que acontecerá no dia 01 de dezembro, das 8h às 18h, no Hotel Golden Tulip, em Ponta Negra. Na ocasião, serão abordadas temáticas como resíduos sólidos, reunindo avanços e desafios para eliminar os lixões; RegularizAgro, ressaltando a importância do Cadastro Ambiental Rural e a atuação do Serviço Florestal Brasileiro; principais ações da atual gestão da Associação e o balanço de temáticas tratadas durante a 27ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (COP 27), que acontece neste mês de novembro, no Egito.

Para o diretor-geral do Idema, Leon Aguiar, “é uma honra para nós, potiguares, receber a visita dos associados da Abema, instituição que só tem fortalecido e ampliado as discussões do panorama ambiental”, pontuou o diretor, reforçando que o Rio Grande do Norte está aberto ao diálogo e à disposição para colaborar nas ações.

A Abema tem sido uma grande impulsionadora de ações estratégicas em relação ao meio ambiente. De acordo com a presidente da Associação, Mauren Lazzaretti, “será uma possibilidade de compartilhar desafios, experiências, além de conhecimento e aprimoramento. Destaco também a integração entre os órgãos, que só ajuda a fortalecer a gestão ambiental entre os estados brasileiros”, declarou.

Além da Reunião Ordinária da Abema, os secretários e dirigentes ambientais participarão de encontros e reuniões simultâneas com estados integrantes do Consórcio Nordeste, com o Grupo de Gerenciamento Costeiro da Abema e com representantes estaduais que compõem a Amazônia Legal, por meio do GCF. Os encontros sincrônicos ocorrerão durante toda a manhã da quarta-feira (30), na sede do Idema. Já no período da tarde, a partir das 14h30, os associados da Abema discutem a pauta Licenciamento Ambiental com o presidente da Associação Abden, Alexandre Sion, no Plenário da OAB/RN, em Candelária.

Para Leon Aguiar, o Estado não poderia deixar de reconhecer esse importante aliado. “É uma ótima oportunidade para promover o diálogo sobre temas relevantes do ponto de vista ambiental. Durante o período da programação no RN, faremos visitas técnicas a regiões representativas, como o Santuário Ecológico, o Parque Estadual Mata da Pipa (PEMP), APA Jenipabu, entre outros, a fim de apresentar nossas potencialidades”, disse.

Para a realização do 7º Encontro da Abema, o Idema conta com o apoio das seguintes instituições e empresas: Sebrae, OAB/RN, Caern, Salinor, Circular Brain, Cimentos Mizu, Abeeólica, por meio das empresas ENGIE, ENEL GREEN, Voltalia, Serveng, Ibitu, Casa dos Ventos, Elera Renováveis e Eneva.

Abema

A Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente é uma entidade civil de direito privado, sem fins econômicos. Ao longo dos anos, a Abema e seus associados vêm se pautando na modernidade de seus processos e ferramentas, no dinamismo de seus gestores e na agilidade de suas análises e decisões, pilares indispensáveis para o desenvolvimento sustentável do Brasil.

A Abema é participante ativa das discussões ambientais mais relevantes para o país, sendo reconhecida por instituições nacionais e internacionais de diversos segmentos que a procuram como parceira por ser a entidade representativa dos órgãos estaduais de meio ambiente.

Serviço

Evento: 7º Encontro da Abema e 110ª Reunião Ordinária da Abema

Quando: 30/11 e 01/12, em Natal; e 02 e 03/12, em outros municípios.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Idema.

Foto: Google.

Seja o primeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *