Idema lança 3º Concurso de Boas Práticas de Gestão Socioambiental do RN

A temática da sustentabilidade é o foco da Semana Estadual do Meio Ambiente – SEMA 2023, realizada pelo Governo do Estado, na primeira semana de junho. Como parte das ações previstas, está sendo lançado nesta quarta-feira (31), o 3º Concurso de Boas Práticas em Gestão Socioambiental do Rio Grande do Norte, por meio do Núcleo de Apoio à Gestão Ambiental dos Municípios (Nagam) do Idema.

A iniciativa tem o objetivo de divulgar os relatos de experiências exitosas e projetos de gestão socioambiental realizados nos municípios do estado e fomentar a replicação de boas práticas na área. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas, por meio do preenchimento de formulário eletrônico, disponível no site do Instituto idema.rn.gov.br, a partir do dia 1º até 30 de junho.

Os interessados podem inscrever relatos de experiências exitosas ou projetos com o objetivo de solucionar problemáticas socioambientais, no âmbito do RN. O recorte territorial deverá delimitar e especificar, obrigatoriamente, se os relatos ou projeto ocorrem na zona urbana ou rural, em um ou em vários municípios do estado. Também, podem concorrer iniciativas que estejam em andamento ou tenham sido concluídas. Mais informações no edital disponibilizado no site do Idema.

De acordo com a supervisora do Nagam, Hortência Carvalho, a cada ano o Concurso se consolida e fortalece o seu objetivo. “Chegamos a terceira edição do Concurso ressaltando a importância de promover ações sustentáveis realizadas no RN, como forma de envolver a comunidade e sensibilizar diferentes setores para adotar, expandir e divulgar práticas ambientalmente sustentáveis. É mais uma maneira de fortalecer as estruturas de gestão e a responsabilidade ambiental coletiva”, destacou a gestora.

As categorias do Concurso são os Relatos de experiências exitosas ou projetos desenvolvidos exclusivamente pelo Poder Público Municipal; Relatos de experiências exitosas ou projetos desenvolvidos pelo Poder público municipal com a participação de Organização Não Governamental sem fins lucrativos e/ou Instituição de Ensino e Superior; Organização Não Governamental sem fins lucrativos; Organização Não Governamental sem fins lucrativos com a participação do Poder Público Municipal e ou Instituição de Ensino e Superior.

Para o diretor-geral do Idema, Leon Aguiar, ao destacar e premiar as iniciativas bem-sucedidas dos municípios, o Idema incentiva outros atores sociais a se envolverem ativamente na busca por soluções ambientalmente responsáveis. “Um aspecto de bastante relevância desse Concurso é a capacidade de promover o intercâmbio de conhecimentos e experiências. Ao reunir participantes de diferentes setores e regiões do estado, o Idema proporciona um canal de troca de ideias e aprendizados, impulsionando a disseminação de boas práticas socioambientais. Essa interação enriquecedora cria um ambiente propício para parcerias e colaborações que podem ampliar o impacto positivo das iniciativas no Rio Grande do Norte”, afirmou o diretor.

Os relatos de experiências exitosas e projetos devem ser inscritos em uma das seguintes áreas temáticas: Resíduos sólidos; Educação ambiental; Tecnologias aplicadas à gestão ambiental; Proteção da biodiversidade; Unidades de conservação; Agroecologia; Direito e legislação ambiental; Água potável e saneamento; Soluções para cidades sustentáveis; Recursos hídricos; Energias renováveis; Mudanças climáticas e Recuperação de áreas degradadas.

Fonte: Ascom – Idema.

Foto: Caroline Macedo.