Idema promove 3ª Turma do Curso Básico de Licenciamento Ambiental

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), por meio do Núcleo de Apoio à Gestão Ambiental Municipal (NAGAM), convida os agentes e representantes dos Órgãos Municipais de Meio Ambiente para participarem da 3ª Turma do Curso Básico de Licenciamento Ambiental. As inscrições iniciam nesta quarta-feira (9) e seguem até o dia 15 de março, no site do Instituto, idema.rn.gov.br.

O curso será realizado no formato virtual com carga horária de 32 horas e emissão de certificado de conclusão. Serão quatro momentos síncronos (aulas em tempo real) e vários momentos assíncronos (atividades semanais, PDFs, fóruns) que serão disponibilizados na Plataforma Moodle para os seus estudos e aprendizagens durante o curso.

Os encontros síncronos começam a partir do dia 21 de março. O calendário de aulas segue nos dias 28 de março, 04 e 11 de abril, no horário das 10h às 11h30. O curso abordará as temáticas da Política Nacional de Meio Ambiente; as Fases do Licenciamento; Emissão da Licença Ambiental; Alternativas para o Licenciamento Ambiental.

O Licenciamento Ambiental é um dos instrumentos da Política Nacional de Meio Ambiente. O objetivo do licenciamento é compatibilizar o desenvolvimento econômico e social com um meio ambiente ecologicamente equilibrado.

Para a supervisora do Nagam, Hortência Carvalho, informa que devido a grande procura dos municípios o Idema está promovendo mais uma turma para que os gestores municipais tenham oportunidade de participar. “A formação tem como objetivo fortalecer o conhecimento técnico na área de gestão ambiental nos municípios do RN.  Fazemos mais este convite aos órgãos municipais e gostaríamos de contar com a ampla participação dos representantes, pois entendemos que o aparato técnico torna a gestão ambiental mais qualificada e preparada para enfrentar os desafios do licenciamento ambiental”, destacou.

Para participar do curso os municípios terão que responder o formulário de atualização das informações sobre o Diagnóstico dos Sistemas Municipais de Meio Ambiente – SISMUMA do RN.  É necessário realizar o preenchimento do formulário:https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc0O1oqwodEVhufTzKq6tie0-F84hftGYFVGy1Sl7J-sGq5HA/viewform?usp=sf_link

Fontes: Assecom Idema

Um comentário

  1. Regina Gualda said:

    Parabéns ao IDEMA por formar equipes para o licenciamento ambiental no Estado, instrumento essencial para a conservação ambiental.

    09/03/2022
    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.