Inauguração do Parque Ecológico de Capim Macio

“Capim Macio vive uma nova história a partir de hoje com a entrega do Parque Ecológico do bairro. Aqui temos um espaço arborizado, bem estruturado, com espaços para a prática esportiva, convivência, aliando lazer, saúde e qualidade de vida. Vamos trabalhar firme para que a população da nossa cidade tenha a disposição cada vez mais áreas como essa”. Com essas palavras, o prefeito de Natal, Álvaro Dias, festejou a inauguração do Parque Ecológico de Capim Macio, realizada nesta terça-feira (02). Situado entre as ruas Ismael Pereira da Silva, Joel Carlson, Industrial João Mota e Antônio Farache, o local possui uma área de 40 mil m².

A exemplo das praças e equipamentos urbanos entregues pela Prefeitura do Natal, o parque ganhou todo o sistema de iluminação modernizado em LED de alta eficiência e conta com quadra poliesportiva com arquibancada, pista de cooper de 400 metros, alameda para a prática de caminhadas, playground, bicicletário, centro de convivência com pátio para eventos, oficina para cursos e práticas de atividades manuais e conselho comunitário.  Cercado por grades, o parque possui calçada seguindo todos os padrões da NBR 9050, com rampas de acesso a cadeirantes e vagas de estacionamento distribuídas no entorno do equipamento. O Parque estará aberto todos os dias da semana das 5h da manhã até às 22h. Uma equipe permanente da Guarda Municipal ficará responsável pela segurança do Parque.

“Esse era um espaço degradado, escuro, inseguro que afugentava a população. Recebi muitas reivindicações, apelos e pedidos dos moradores da região para que a gestão municipal tivesse um olhar especial por esse local. Assumi o compromisso e hoje estamos chegando a esse momento especial que é a entrega do Parque Ecológico de Capim Macio. Esse é um espaço para a cidade. Estamos gerando qualidade de vida, preservando a natureza e fazendo com que as pessoas ocupem os espaços urbanos, seguindo a nossa política urbanística baseada na filosofia do arquiteto dinamarquês Jan Gehl. Estou muito feliz de poder entregar esse grande equipamento público”, ressaltou o prefeito Álvaro Dias.

O prefeito anunciou ainda que nos próximos meses o Parque Ecológico já vai receber melhorias: “Vamos ampliar os equipamentos públicos do local com um espaço pet, uma academia ao ar livre, um parquinho maior para as crianças, como também iremos disponibilizar internet livre, gratuita e de alta velocidade”, finalizou Álvaro.

A felicidade era o sentimento comum de todos os presentes. A presidente da Associação dos Amigos do Bairro de Capim Macio, Ana Góis, participou da solenidade e não escondeu a emoção com a tão sonhada entrega do equipamento. Ela acompanhou todo o processo que culminou com a inauguração do Parque parabenizou a gestão pelo compromisso assumido e cumprido e disse que o equipamento só vai trazer avanços para toda a região: “Quero agradecer de coração ao prefeito Álvaro Dias pela concretização do Parque Ecológico. Esse é um patrimônio inestimável para a cidade. Estou muito emocionada e com o coração transbordando de alegria de ver concretizado um sonho de todos. Vamos agora utilizar e cuidar desse espaço como se fosse a nossa própria casa”, garantiu Ana.

A flora do Parque Ecológico é um dos pontos que mais chamaram a atenção dos visitantes.  A obra foi executada com o máximo de cuidado para preservar a vegetação nativa. A secretaria municipal de Serviços Urbanos (Semsur) elaborou um projeto de aproveitamento sustentável dos aspectos naturais do espaço, além de um levantamento sobre a saúde dos vegetais.  A ação beneficiou todas as árvores que nunca haviam passado por um manejo adequado, com direito a tratamento fitossanitário, podas e limpeza de galhos necrosados e fraturados. O parque possui uma flora diversificada, mas com espécies predominantes, como cajueiros, mangabeiras, juremas pretas e craibeiras, possuindo ainda pitangueiras, tamarineiras e Jambeiros.

“Essa obra foi um grande desafio, mas o empenho, cuidado, zelo e responsabilidade da gestão conseguimos entregar essa obra de grande magnitude. Como preconiza e determina o prefeito Álvaro Dias, diversos órgãos trabalharam unidos e integrados e o produto final foi esse aqui observado por todos. Abrimos as portas hoje com o sentimento de dever cumprido. Quero agradecer a todos os envolvidos no projeto e pedir que a população preserve e utilize o espaço com toda responsabilidade, já que o Parque Ecológico é um patrimônio de todos”, disse o titular da Semsur, Irapoã Nóbrega.

Fonte: Blog FM

Seja o primeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.