Natal sediará nos dias 23 e 24 o “Seminário Nacional ‘Mata Atlântica – Implementando a Convenção da ONU sobre Biodiversidade”, no auditório Geólogo José Gilson Vilaça, no Idema. O Seminário faz parte do 32º Encontro Anual da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica – RBMA/Unesco.
A solenidade de abertura do Seminário ocorrerá no dia 23, às 9h, no auditório Geólogo José Gilson Vilaça, na sede do Idema, com a participação de representantes da Unesco, Ministério do Meio Ambiente, Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente – ANAMMA, Aldeia Katu, Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza – SNUC, entre outros. O evento é realizado pela Reserva da Biosfera da Mata Atlântica – RBMA, em parceria com o Governo do Estado do RN, por meio do Idema.
No decorrer do evento, serão apresentados três painéis, dois deles no dia 23. O primeiro, das 10h às 12h, ‘O Estado da Arte no Bioma – A Mata Atlântica e a CDB.’ O segundo painel, das 14h às 17h30, ‘Políticas Públicas e os Objetivos da CDB: Conservando a Mata Atlântica com foco na Conservação da Biodiversidade’. O terceiro painel ocorrerá no dia 24, das 09h às 12h30, ‘Políticas Públicas e os Objetivos da CDB: Conservando a Mata Atlântica com foco no Uso Sustentável da Biodiversidade’. A programação completa está disponível no site do Idema.
Para a gestora do Parque das Dunas e presidente da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica – RBMA, Mary Sorage, o diálogo em torno da Mata Atlântica transcende a discussão ambiental e constitui um apelo urgente pela salvaguarda de um ecossistema singular, no qual cada expressão verbal e ação representam avanços concretos na preservação de nosso patrimônio natural. “Enfatizamos o convite e a necessidade da participação ativa de toda a sociedade nesse debate. Ao término do evento, iremos elaborar de forma colaborativa a Carta de Natal, visando estabelecer os primeiros rumos na jornada da RBMA”, afirmou a presidente da Reserva.
Os interessados podem se inscrever de forma gratuita no site do instituto, idema.rn.gov.br.
Fonte: Ascom/Idema.
Foto: Sandro Menezes.