Nova York registra novo recorde de ciclistas urbanos

A bicicleta como meio de transporte cresceu pelo quarto ano consecutivo – e atingiu um novo número recorde – em Nova York/EUA. Os dados do Departamento de Transporte (DOT) da cidade apontam um aumento de 8,4% em relação ao ano passado.

O aumento se deu devido aos investimentos da prefeitura em infraestrutura para o uso das bikes. Nos últimos quatro anos, o DOT acrescentou cerca de 260 quilômetros de ciclovias nas ruas para aumentar a segurança de todos os usuários, em especial para os pedestres.

Durante esse tempo, a segurança para os usuários das ruas aumentou. A metrópole norte-americana registrou seus menores índices de acidentes fatais na última década e as lesões graves e mortes envolvendo ciclistas permaneceram inalterados.

Com certeza um ótimo exemplo a ser seguido por todas as grandes metrópoles do mundo. Os resultados mostram claramente que o aumento em investimentos em infraestrutura é proporcional ao de usuários de bikes.

A pesquisa – realizada desde 2013 por contadores eletrônicos – não distingue bicicletas convencionais e e-bikes. Ela contabiliza o tráfego de ciclistas pelas quatro pontes do East River apenas em dias úteis. Restringindo da conta o uso recreativo/lazer da bicicleta. Nesse critério, foram 28.108 viagens/dia contra 25.943, em 2023.

A Ponte do Brooklyn foi a que notou o maior aumento: 15% mais viagens. E a Ponte Williamsburg continua a com maior tráfego: 8.645 ciclistas/dia.

Os deslocamentos na ilha de Manhattan também demonstram o crescimento no uso da bicicleta como transporte. O medidor na 50ª Street registrou uma média de 43.887 viagens/dia. Isso significa 12% mais do que na medição anterior, que já havia sido recorde.

Outro estudo indica que 28% da população adulta de Nova York (1,8 mi de pessoas) pedalam na cidade. Destas, 760 mil pessoas usam a bicicleta regularmente – seja como meio de transporte, lazer ou prática esportiva.

Fonte: Bicicleta News, Pense Numa Notícia.

Foto: Divulgação.