ONU marca Dia Internacional de Combate a Tempestades de Areia e Poeira

Todos os anos, quase 2 milhões de toneladas de areia e poeira entram na atmosfera. Elas ocorrem em regiões áridas e desertos e podem ser transportadas por distâncias longas impactando outras áreas.

Para chamar a atenção para o impacto desse fenômeno, a ONU marcou neste 12 de julho o Dia Internacional de Combate a Tempestades de Areia e Poeira.

Transporte

As partículas de poeira, por exemplo, que circulam nessas tempestades levam nutrientes aos ecossistemas marinhos, mas também contribuem para formar furacões e para a morte dos corais.

O fenômeno das tempestades de areia e poeira costumam transformar dias em noites e causam um caos completo onde ocorrem do norte da China à África Subsaariana.

Um outro problema é a indústria da aviação. Essas tempestades afetam a aviação e o transporte por terra.

Elas causam ainda doenças respiratórias, desordens coronárias, irritações na pele e nos olhos e podem disseminar outras enfermidades como meningite.

Uma das preocupações da ONU é com a o setor de produção agrícola que pode ser impactado pelas tempestades de areia e poeira causando um processo de desertificação.

Barreira

O fenômeno é uma barreira ao alcance do desenvolvimento econômico e sustentável e em suas dimensões sociais e ambientais.

As tempestades de areia e poeira são um elemento essencial dos ciclos bioquímicos naturais da Terra, mas também são motivados por ações humanas incluindo a mudança climática e o gerenciamento insustentável do uso da água. Elas ainda provocam a poluição do ar e a mudança climática. Podem ocorrer em todos os países, mas é nas nações em desenvolvimento, onde as ameaças são maiores.

Pelo menos 25% das emissões de poeira partem de atividades humanas.

Fonte: ONU News.

Foto: UNAMID/Adrian Dragnea.