O Parque Estadual Mata da Pipa (Pemp) completou 17 anos de existência nesta terça-feira (12), e para celebrar a data, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema, por meio da gestão da Unidade de Conservação, preparou uma programação repleta de atividades ecológicas na sede do Parque, em Tibau do Sul.
Ao longo do dia, mais de 120 alunos das escolas municipais Domitila Castelo, localizada em Pipa, e Padre Armando de Paiva, em Sibaúma, participaram das atividades preparadas com muito carinho pela equipe do Núcleo de Gestão de Unidades de Conservação do Idema.
Na programação, exposição de material biológico e animais taxidermizados do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb), Projeto Cetáceos da Costa Branca (PCCB), com uma apresentação do Centro de Estudos e Monitoramento Ambiental (Cemam), e uma exposição do Tamar, projeto que atua fortemente no litoral potiguar na questão da preservação de tartarugas marinhas.
Nos períodos da manhã e tarde, os alunos do quarto, quinto e segundos anos das instituições, puderam participar de oficinas de Mandala da Natureza, com a pesquisadora do Idema, Daiane Golbert, e de um Mini Labirinto de Orientação, com instrução do presidente da Federação de Orientação do RN, Oscar Moritz.
Orientação é uma modalidade esportiva que usa a própria natureza como campo de jogo. O praticante tem que passar por pontos de controle marcados no terreno, no menor tempo possível, com o auxílio de um mapa e de uma bússola.
A coordenadora pedagógica da Escola Padre Armando, Ionara Arruda, falou sobre a importância da realização dessas atividades para os alunos. “O contato com a natureza é a base para desenvolvermos a responsabilidade ambiental coletiva. Em uma geração que praticamente tudo se volta para as telas, ter essa aproximação com a natureza fortalece o sentimento de pertencimento e a vontade de passar o conhecimento adiante. Estou muito feliz em ver nossos alunos tendo essa oportunidade, e espero que mais turmas possam participar e conhecer o PEMP em outro momento”, disse Ionara.
A aluna do 4° ano da Escola Domitila Castelo, Esperança Amazonas, comentou que “para que possamos respirar um ar limpo não podemos poluir o meio ambiente. Estou amando estar aqui hoje pois estou aprendendo mais sobre a natureza, como cuidar dos animais e não poluir os mares.”
A gestora do PEMP, Mariana Gondim, comentou a alegria de proporcionar esse momento para as crianças, em parceria com demais membros do NUC e outros setores do Idema, e comentou que as Unidades de Conservação promovem um senso de apreço e conexão com a natureza, incentivando as pessoas a valorizarem o meio ambiente.
“São muitos anos de luta, desafios e conquistas. Acompanhar o crescimento do Parque e ver estudantes aqui hoje, celebrando mais um aniversário em nossa sede recém inaugurada, é realmente bastante simbólico. Ao proteger uma área como esta, estamos preservando a diversidade genética e evolutiva da Terra”, finalizou a gestora.
PEMP
Ocupando uma área de 290,88 hectares no município de Tibau do Sul, o Parque Estadual Mata da Pipa (PEMP) foi criado através do Decreto Estadual nº 19.341 de 12 de setembro de 2006, a partir da transformação de uma parcela territorial da Área de Proteção Ambiental Bonfim-Guaraíra. O PEMP tem como principal objetivo a preservação da Mata Atlântica remanescente na área, dotada de grande relevância ecológica, além de possibilitar a realização de pesquisas científicas, incentivar atividades de educação e interpretação ambiental e turismo ecológico, oferecendo à comunidade alternativas de espaço para recreação.
No Dia Mundial do Meio Ambiente, 05 de junho de 2023, o Governo do Estado, inaugurou a sede do Ecoposto do Parque Estadual Mata da Pipa (PEMP), no município de Tibau do Sul, na estrada que liga Pipa à Sibaúma, distante 99 quilômetros de Natal.
Fonte: Ascom/Idema.
Foto: Divulgação.