Pegada Ecológica

Pegada ecológica é uma expressão traduzida do inglês ecological footprint e refere-se a uma metodologia de contabilidade ambiental que avalia a pressão do consumo das populações humanas sobre os recursos naturais, ou seja, a quantidade de Terra necessária para sustentar um estilo de vida. Compara padrões distintos de consumo e verifica se estão dentro da capacidade ecológica do planeta, sendo expressa em hectares globais (gha).

Ressaltamos que a pegada ecológica está também associada à pegada de carbono, que mede a emissão total de gases de efeito estufa (GEEs), incluindo o dióxido de carbono (CO2) e o metano (CH4), e a pegada hídrica, que aufere os impactos das atividades humanas na hidrosfera, através do monitoramento dos fluxos de água reais e ocultos.

Atualmente, a pegada de carbono representa mais de 50% da pegada ecológica, sendo o fator que mais cresce desde a década de 1970.

Fontes: WWF, Ecycle, Pegada Ecológica, Brainly.

2 Comments

  1. MINERVINO WANDERLEY NETO said:

    Muito feliz a abordagem!

    08/11/2021
    Reply
  2. Cláudio J M R Dantas said:

    O tema é de fundamentação importância para a sobrevivência do planeta. A situação é preocupante e a sociedade precisa se organizar, para cobrar uma gestão compartilhada (poder público + iniciativa privada)objetivando ser atacado,de frente, o problema. Não dá mais prá fechar os olhos. E, também, é inaceitável a postura do governo federal. A comunidade científica precisa ser ouvida e as ações carecem de implementação imediata.

    08/11/2021
    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.