O aumento da temperatura global devido ao efeito estufa é uma preocupação urgente que afeta todos os cantos do planeta.
À medida que as concentrações de gases de efeito estufa, como o dióxido de carbono, continuam a aumentar na atmosfera devido à atividade humana, o clima da Terra está esquentando a uma taxa alarmante.
Esse aumento de temperatura tem o potencial de criar áreas no mundo que se tornarão inabitáveis para os seres humanos, especialmente se as temperaturas subirem de 1 a 4 graus Celsius.
Sim, há motivos para se preocupar
Um dos principais efeitos no corpo humano é o estresse térmico, que ocorre quando o corpo não consegue dissipar o calor gerado internamente, levando a um aumento da temperatura corporal. Isso pode resultar em insolação, desidratação e exaustão pelo calor, representando sérios riscos à saúde.
Além disso, o calor extremo pode agravar condições respiratórias, como asma e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), devido ao esforço adicional do sistema respiratório.
O aumento das temperaturas também pode elevar a concentração de poluentes no ar, tornando a respiração mais difícil e agravando doenças pulmonares.
Onde não será mais possível viver?
Uma pesquisa conduzida por renomadas instituições acadêmicas, incluindo a Faculdade de Saúde e Desenvolvimento Humano da Universidade da Pensilvânia (Penn State), a Universidade de Purdue e o Instituto para um Futuro Sustentável da Purdue, nos Estados Unidos, lançou luz sobre as questões cruciais relacionadas às mudanças climáticas.
Os resultados deste estudo revelaram, de forma preocupante, as regiões do mundo que seriam afetadas caso as temperaturas globais aumentassem. Isso fornece insights importantes sobre os desafios que a humanidade enfrentaria em um futuro marcado pelo aquecimento global.
É essencial compreender os impactos potenciais para adotar medidas proativas e mitigar as consequências devastadoras que o aumento da temperatura pode trazer para o nosso planeta e para a saúde humana.
Um incremento de 2 graus Celsius nas temperaturas globais pode ter impactos significativos na vida de aproximadamente 2,2 bilhões de pessoas no Paquistão e no Vale do Rio Indo, na Índia. Além disso, pode afetar a vida de 1 bilhão de habitantes no leste da China e outros 800 milhões na África Subsaariana.
Considerando um aumento de 3 graus Celsius, regiões da costa leste e do centro dos Estados Unidos, abrangendo desde a Flórida até Nova York e de Houston até Chicago, enfrentariam condições adversas.
Nesse cenário, as condições de calor e umidade atingiriam níveis que superam a tolerância humana, afetando também partes da América do Sul e da Austrália.
Com um aumento de 4 graus Celsius, a cidade portuária de Al Hudaydah, localizada no Iêmen, poderá registrar mais de 300 dias com temperaturas perigosamente elevadas. Isso tornaria a cidade praticamente inabitável, considerando que ela abriga mais de 700 mil habitantes.
Fonte: Multiverso.
Imagem: Olhar Digital/Reprodução.