Perigo à vista: pelo menos 60 barragens de mineração estão em situação de emergência no Brasil

Sessenta barragens de mineração, no Brasil, estão em situação de emergência. Em quatro delas, o risco é alto. É o que aponta o relatório da Superintendência de Segurança de Barragens de Mineração, da ANM, a Agência Nacional de Mineração, sobre a situação das estruturas.

O levantamento de setembro leva em conta mais de 900 barragens de mineração cadastradas no Sistema da agência reguladora, vinculada ao Ministério de Minas e Energia: 16 se encontram em nível de alerta.

Das 60 barragens de mineração classificadas em nível de emergência, 40 estão no estado de Minas Gerais. No estado, estão todas as quatro estruturas do país, na categoria nível alto de emergência. Três são da mineradora Vale: B3/B4, em Nova Lima; Forquilha Três, em Ouro Preto, e Nível Três Sul Superior, em Barão de Cocais. A quarta é a Barragem de Rejeitos da Mineradora Arcelor Mittal, em Itatiaiuçu.

Barragens com esse grau de comprometimento são fiscalizadas pela ANM a cada três meses. No entanto, a agência explica que é dever da empresa e da defesa civil local alertar a população sobre os possíveis riscos. A reguladora ainda diz que os empreendedores devem executar as atividades nas barragens para reduzir os riscos, melhorar o estado de conservação das estruturas e garantir que a operação mantenha as condições adequadas.

A ANM também diz que as mineradoras de barragens com dano potencial alto devem realizar a avaliação para identificar possíveis cenários acidentais e a probabilidade de ocorrência deles.

Fonte: Um Só Planeta.

Foto: Senado Federal/WikemediaCommons.