Regeneração de Corais, Peixes “Cantam”

Quando a gente lê “corais” e “cantam” na mesma frase, logo entendemos que a primeira palavra se refere a um grupo de pessoas que unem suas vozes em apresentações musicais… mas não nesse caso. Estamos falando aqui de uma situação que surpreendeu cientistas na Indonésia: um grupo de peixes “cantando” em torno de um coral marinho regenerado.

“Alguns dos sons que nós gravamos são realmente bizarros e novos para os cientistas envolvidos”, disse o professor Steve Simpson, da Universidade de Bristol, da Inglaterra, em um comunicado feito pela instituição. “Nós ainda temos muito a aprender sobre o que eles significam e sobre os animais que estão emitindo esses sons. Mas, por ora, é maravilhoso escutar o ecossistema voltando à vida”.

A descoberta se deu através do trabalho realizado pelo Mars Coral Reef Restoration Project, iniciativa ambiental liderada pelo professor Tim Lamont, da Universidade de Exeter, também da Inglaterra. Iniciado há mais de 15 anos, o projeto se dedica a restaurar corais da costa central da Indonésia. Isso é feito através de pequenas estruturas artificiais, alocadas no fundo do mar de maneira que possam servir como base para o crescimento dos corais.

Coordenada por cientistas, a iniciativa capacita moradores locais para a realização do trabalho e conscientiza a comunidade sobre a preservação da vida marinha. Hoje, o Mars Coral Reef Restoration Project atua também nas Maldivas, na Austrália e no México.

“Projetos de restauração podem ser bem-sucedidos em se tratando do crescimento de corais, mas eles são apenas uma parte do ecossistema. Esse estudo traz evidências animadoras de que a restauração realmente impacta outras criaturas dos recifes também. Ao escutar os recifes de coral, nós documentamos o retorno de diversos animais”, disse Tim Lamont. A recente descoberta rendeu um artigo publicado  no periódico científico Journal of Applied Ecology.

Fontes: Galileu, Ambiente Brasil.

 

Seja o primeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.